Pelo menos 22 vídeos sobre a ocupação de estudantes na reitoria da Universidade de São Paulo já estão no site YouTube. A invasão ao prédio foi feita no dia 3 deste mês. Em um dos vídeos, os alunos simulam a apresentação de um telejornal no qual satirizam o governador José Serra (PSDB), chamando-o de José Serrando. O formato lembra o programa global Casseta & Planeta.

No ?telejornal?, os alunos dizem que José Serrando foi preso assinando decretos que interferem na autonomia das universidades públicas. Veja aqui o vídeo. Lendo a pseudo notícia, o apresentador fala que Serra alega não saber do objetivo dos decretos e diz que fez tudo pelo bem dos estudantes.

Também são feitas brincadeiras com a reitora da universidade, Suely Vilela. Uma aluna, apresentadora do telejornal diz que a reitora pretendia ir à França cumprimentar o presidente eleito Nicolas Sarkozy, que, diz a apresentadora, abrirá caminho para que todas as universidades públicas do mundo sejam sucateadas.

Procuradas, as assessorias de imprensa de Serra e da USP preferiram não comentar o conteúdo dos vídeos. A assessoria do governador disse que ele já havia falado o necessário sobre a ocupação. Durante evento na capital paulista na manhã deste sábado (19), Serra disse que as ações dos estudantes são baseadas em ?miragens e mentiras?.
------------------------------
Endereço dos Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=FGFOJugpOeM
Para ver todos os videos:
http://www.youtube.com/profile?user=ocupareitoria