sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Toshiba desenvolve mini-reator nuclear para abastecer apartamentos
Este pode ser carregado em um veículo de médio porte. Seria um carro bomba nuclear.
Fonte: http://www.techguru.com.br/
Se você sempre teve um pé atrás com a energia nuclear, é bom começar a pensar na possibilidade de ter um reator para chamar de seu. Isso porque os japoneses da Toshiba anunciaram a criação de um mini-reator que será capaz de fornecer energia a pequenos edifícios de apartamentos.

O dispositivo mede 6 m de altura por dois metros de largura, ou seja, cerca de 100 vezes menos do que os aparelhos convencionais. Ele gera até 2kw de energia e, segundo seus idealizadores, de “forma limpa e segura”, sendo que seu funcionamento é 100% automatizado e sem o risco de superaquecimento.

De acordo com a Toshiba, a performance do mini-reator baseia-se na utilização de um isótopo chamado Lítio-6 líquido. Ele absorve nêutrons e é capaz de gerar energia de modo autônomo durante 40 anos, fornecendo eletricidade com uma economia considerável, a um custo de US$ 0,05 por kWh, o equivalente a metade do valor cobrado por uma central energética tradicional.

O site “Next Energy News.com” informou que a companhia nipônica espera instalar o primeiro reator no Japão já em 2008 e comercializar o novo sistema na Europa e nos EUA em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário