quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Avançando no Sistema de Ensino Público Gratuito via Internet
Estou impressionado. Inicialmente, nós considerávamos que as aulas disponibilizadas na Internet, por este projeto, seriam acessíveis apenas nos computadores e, no máximo, na TV Digital. Agora sabemos que a tecnologia que iremos usar permite o acesso das aulas nos computadores, nas TVs digitais e até nos celulares que baixam e exibem videos....

Além disso, a pessoa pode baixar só o aúdio das aulas, sem o video e gravar no MP3, no celular ou gravar em DVD, etc...

Inegavelmente, a instalação desse Sistema de Ensino Público Gratuito via Internet afetará, positivamente e exponencialmente, todo o sistema de ensino brasileiro, seja público ou seja privado.

Isto ocorrerá, principalmente, pelo fato de que a nossa pretensão é publicar e disponibilizar, gratuitamente, tudo, todas as aulas da maioria dos cursos de graduação e pós-graduação das Universidades Públicas, aulas de cursos profissionalizantes, e especializações assim como uma infinidade de outros materiais importantes para a formação intelectual de um indivíduo. Lembre-se que não são apenas o conhecimento e os saberes não se restringem apenas aos cursos universitários ou profissionalizantes. Existe uma infinidade de outras coisas que transmitem conhecimentos e saberes...

Mas não é só isto, não teremos nenhum tipo de controle de acesso aos conteúdos e nenhuma barreira (vestibular) para se acessar informações e dados avançados. Assim, quem quer aprender, bastará acessar a internet para aprender. Quem quer mais informações para se desenvolver, bastará acessar o conhecimento ou o saber que escolheu para isto.

Com isto quebramos a lógica da exclusão econômica gerando a exclusão intelectual, assim como a lógica do vestibular como barreira para acessar conhecimentos avançados. Logo, instalamos e disseminamos a ampla liberdade para aprender, acessar e se desenvolver.

A cultura OCW, que se fundamenta no compartilhamento gratuito de idéias, conhecimentos e saberes, pode mudar o mundo e fazer a humanidade dar um passo gigantesco em seu desenvolvimento e rumo à estabilidade, pois a evolução humana é predominantemente cultural. Inclusive, o que diferencia o homem atual do homem da Idade da Pedra, de acordo com os cientistas, é a cultura, o conhecimento, os saberes.

Os humanos daquela época e os humanos de hoje são exatamente iguais. Na Idade da Pedra os humanos já eram tão inteligentes quanto nós. Tirando o nosso aparato tecnológico, no fundo, todos continuamos sendo os mesmos homens das cavernas. Isto porque nossos genes não mudaram nada. Logo, bebês das duas eras, se pudessem ser colocados juntos, seriam indistinguíveis geneticamente, ou seja, possuem a mesma composição genética. E trazendo um bebê da Idade da Pedra para viver nos dias atuais ele se desenvolveria como qualquer humano de hoje, aprenderia a usar a Internet, etc.

Isto evidencia a importância da disseminação da cultura, dos conhecimentos e dos saberes. Não a disseminação composta por barreiras de exclusão econômica, exclusão racial, exclusão de minorias, etc. Mas sim a disseminação gratuita, aberta para todos. O acesso ao conhecimento e aos saberes tem que ser um Direito Humano Fundamental, pois sem isto o indivíduo não se desenvolve como Ser Humano. Logo, as barreiras que impedem o acesso ao conhecimento e aos saberes constituem, inegavelemente, violações de Direitos Humanos.

Quem não vê isto, está cego pelo interesse capitalista , cego pelo interesse egoísta, cego pela vontade de dominar e controlar os demais. Uma cegueira que usa a educação, a cultura, o conhecimento e os saberes como uma mercadoria, como uma forma de dominação e controle da sociedade.

A internet, sem dúvida nenhuma, promoverá a segunda Revolução Iluminista e a cultura OCW, que compartilha gratuitamente idéias, conhecimentos e saberes, está diretamente ligada a isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário