terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Eles não querem que você saiba
Eu sempre vi pessoas agindo para impedir que outras pessoas recebessem informação e conhecimentos. Mas tudo era feito de forma dissimulada e escondida, durante o repouso noturno dos inocentes. A mídia dominante era dominante porque só tinha ela, só tinha a sua versão, as suas mentiras.

Contudo, com a modernidade, ficou fácil, muito fácil, disseminar a informação e os conhecimentos. A mídia dominante se dividiu em várias mídias dominantes. Agora são várias versões e muitas mentiras. Mas, a modernidade trouxe também a internet e a possibilidade dos indivíduos confrontarem as versões contadas pelo poder dominante, investigar os fatos e descobrir as mentiras.

Porém, para fazer esta busca da verdade, via internet, é preciso ter uma base educacional forte. É preciso ter conhecimentos e informações relevantes, assim como saber investigar e buscar dados significativos na internet. Se todos os internautas fizerem isto, o poder da classe dominante se dissolverá, pois a verdade dissolve todo poder baseado em mentiras.

Os grupos dominantes não querem isto. Eles não querem que as pessoas saibam, que as pessoas aprendam, que as pessoas se eduquem ou pensem criticamente. Por isso, boicotam os projetos que visam disseminar a educação pública gratuita via internet, paralisam projetos que dêem conteúdos relevantes e significativos para as pessoas pensarem, qualificarem-se e reciclarem a própria formação e a visão de mundo.

Não só isto, os grupos dominantes enchem a internet com lixo e coisas insignificantes para distrairem as pessoas daquilo que é mais importante para elas: a educação, a confrontação de informações e conhecimentos, a busca do saber.

Uma pessoa pode ficar o dia todo na internet e, ao final do dia, descobrir que não aprendeu nada, pois só viu pornografia, só leu fofoca nos jornais e só conversou no orkut ou no msn. E isto pode se repetir por dias, meses e anos a fio. A alienação, com a internet, poderá crescer exponencialmente. E quanto mais alienação, maior é a dominação, pois o poder dos grupos dominantes advém da ignorância das pessoas.

Além disso, há a desculpa de que coisas relevantes (cursos, informações, etc) disponíveis, atualmente, na internet são pagos. Tem que comprar a mercadoria informação e conhecimento que os grupos dominantes vendem na rede. Logo, a exclusão econômica impõem a exclusão intelectual. Isto também se aplica na internet.

A saída para isto é a democratização dos conhecimentos e a socialização dos saberes e das culturas. A lógica da dominação, baseada em mentiras e na ignorância das pessoas, está chegando ao fim. Contudo, precisamos estar alertas para os novos truques da classe dominante que visa distrair as pessoas e roubar-lhes o tempo com diversões insignificantes. Precisamos impedir a disseminação da alienação, promovida pelos grupos dominantes, na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário