segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Frases para refletir e aplicar
Pare de ter pena de você mesmo. Lute com as cartas que o destino lhe deu e seja um vencedor.
1- A divindade não está onde a força está. O poder sempre esteve com os sacerdotes, mesmo que tivessem que inventar o oráculo. (Filme: Minority Report).

2- É uma crença nascida na dor. Não na política.(Filme: Minority Report).

3- Olham para o seu futuro e sabem que o seu poder é muito grande para ser controlado. Por isso, não deixam você subir. (Filme: Star Wars III - A vingança dos Sith).

4- Às vezes para se ver a luz é preciso conhecer a escuridão.(Filme: Minority Report).

5- O maior problema do Universo é que ninguém ajuda ninguém. (Filme: Star Wars I - Ameaça Fantasma).

6- O medo é a trilha para o lado sombrio, pois o medo leva à raiva. A raiva leva ao ódio. E o ódio leva ao sofrimento. (Filme: Star Wars I - Ameaça Fantasma).

7- Minha sina não será diferente da sina do meu povo. (Filme: Star Wars I - Ameaça Fantasma).

8- O seu foco determina a sua realidade. (Filme: Star Wars I - Ameaça Fantasma).

9- Você já se sentiu como se não soubesse se está acordado ou se está sonhando ? (Filme: Matrix).

10- Você se acha especial, como se as regras não se aplicassem a você.(Filme: Matrix).

11- Eu vejo nos seus olhos. Você tem o olhar de um homem que aceita o que vê porque está esperando acordar. Ironicamente, não deixa de ser verdade.(Filme: Matrix).

12- Morpheus: Você acredita em destino, Neo ? Neo: não. Não gosto de pensar que não controlo minha vida.(Filme: Matrix).

13- Vou te dizer o motivo pelo qual você está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicá-lo. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que é, mas há. Como um zunido na sua cabeça, enlouquecendo-te.(Filme: Matrix).

14- A Matrix está em todo lugar, à nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televidão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.(Filme: Matrix).

15- Que verdade ? A verdade é que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para a sua mente.(Filme: Matrix).

16- Lembre-se, tudo que ofereço é a verdade. Nada mais do que isto.(Filme: Matrix).

17- Você já teve um sonho, Neo, um sonho que parecia ser verdadeiro ? E se você não conseguisse acordar desse sonho ? Como você saberia a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real ? (Filme: Matrix).

18- O que é real ? Como você define o real ? Se está falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver; então "real" é simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro.(Filme: Matrix).

19- Quando a Matrix foi construída havia um homem, nascido nela, que tinha a habilidade de mudar o que ele quisesse para refazer a Matrix a seu modo. Foi ele quem libertou o primeiro de nós e nos mostrou a verdade.(Filme: Matrix).

20- Enquando a Matrix existir a raça humana não será livre.(Filme: Matrix).

21- Não pense que é. Saiba que é. Quero libertar sua mente, Neo. Mas só posso te mostrar a porta. Você tem que atravessá-la.(Filme: Matrix).

22- Você precisa livrar-se, Neo, do medo, da dúvida e da descrença. Liberte a sua mente.(Filme: Matrix).

23- A Matrix é um sistema. E este sistema é nosso inimigo. Mas, quando estamos dentro dele, o que vemos ? Homens de negócio, professores, advogados, marceneiros, etc. Vemos e interagimos com as mesmas pessoas que queremos salvar. Contudo, antes de salvá-las, essas pessoas fazem parte do sistema e isso faz delas nossas inimigas. Você precisa entender que a maior parte dessas pessoas não estão prontas para acordar. E muitos estão tão inertes, tão dependentes do sistema que irão lutar ferozmente para protegê-lo. (Filme: Matrix).

24- Se você não é um dos nossos, você é um deles. Isso significa que qualquer um ainda não libertado é um agente em potencial. Dentro da Matrix eles são todos e não são ninguém. (Filme: Matrix).

25- A força e a velocidade dos agentes se baseia num mundo feito de regras. (Filme: Matrix).

26- Negar os nossos impulsos é negar aquilo que nos faz humanos.(Filme: Matrix).

27- Vou te contar um segredo. Ser o escolhido é como estar apaixonado. Ninguém pode te dizer se você está. Você simplesmente sabe e não tem dúvida nenhuma.(Filme: Matrix).

28- A primeira Matrix foi criada para ser o mundo humano perfeito, onde ninguém sofreria, onde todos seriam felizes. Foi um desastre. Ninguém aceitou o programa. Perdemos safras inteiras. Alguns acreditam que não tínhamos a linguagem de programação para descrever o seu mundo perfeito. Mas eu acho que, como espécie, os seres humanos definem a realidade através da desgraça e do sofrimento.(Filme: Matrix).

29- Eu gostaria de lhe contar uma revelação que eu tive durante o meu tempo aqui. Ela me ocorreu quando tentei classificar sua espécie e me dei conta de que vocês não são mamíferos. Isso porque todos os mamíferos do planeta entram em equilíbrio com o meio ambiente onde vivem. Mas os humanos não. Vocês humanos vão para uma área e se multiplicam, e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. a única forma de sobreviverem é indo para uma outra área, reiniciando o ciclo de destruição. Há um outro organismo neste planeta que segue esse mesmo padrão. Você sabe qual é ? Um vírus. Os seres humanos não são mamíferos, mas sim vírus. São uma doença, um câncer neste planeta. Vocês são uma praga e nós somos a cura.(Filme: Matrix).

30- O oráculo lhe disse o que você precisava ouvir.(Filme: Matrix).

31- Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.(Filme: Matrix).

32- Não tente entortar a colher. Isso é impossível. Ao invés disso, apenas tente ver a verdade. Que verdade ? A colher não existe. Então, você verá que não é a colher que entorta. É você mesmo.(Filme: Matrix).

33- Sei que você está aí. Eu sinto você agora. Sei que está com medo. Está com medo das mudanças. Eu não conheço o futuro. Eu não vim aqui te dizer como isso vai acabar. Eu vim aqui te dizer como vai começar. Vou mostrar para as pessoas o que você não quer que elas vejam. Vou mostrar as elas um mundo sem você. Um mundo sem regras e controle, sem limites e fronteiras. Um mundo onde tudo é possível. Para onde vamos daqui é uma escolha que deixo para você.(Filme: Matrix).

34- Quanto mais se estuda a física quântica, mais misteriosa e fantástica ela se torna. A física quântica, falando de uma maneira bem simples, é uma física de possibilidades. (Filme: Quem somos nós).

35- Todas as épocas e gerações têm suas próprias suposições: O mundo é plano, o mundo é redondo, etc. Existem centenas de suposições que acreditamos ser verdadeiras, mas que podem ou não ser verdadeiras. Claro que historicamente, na maioria dos casos não eram verdadeiras. Se tomarmos a história como guia, podemos presumir que muitas coisas em que acreditamos sobre o mundo podem ser falsas. (Filme: Quem somos nós).

36- Experimentos científicos nos mostram que se conectarmos o cérebro de um pessoa a computadores e scanners e pedirmos para olharem para determinados objetos, podemos ver que certas partes do cérebro sendo ativadas. Se pedirmos para fecharem os olhos e imaginarem o mesmo objeto, as mesmas áreas do cérebro se ativarão, como se estivessem vendo os objetos. Então os cientistas se perguntam: quem vê os objetos, o cérebro ou os olhos? O que é a realidade? É o que vemos com nosso cérebro? Ou é o que vemos com nossos olhos? (Filme: Quem somos nós).

37- A verdade é que o cérebro não sabe a diferença entre o que vê no ambiente e o que se lembra, pois os mesmos neurônios são ativados. (Filme: Quem somos nós).

38- Uma história incrível, que acredito ser verdadeira, conta que quando os índios americanos nas ilhas caribenhas viram as naus de Colombo se aproximarem, na verdade eles não conseguiam ver nada, pois não eram parecidas com nada que tivessem visto antes. Quando Colombo chegou no Caribe, nenhum nativo conseguia enxergar os navios, mesmo estando eles no horizonte. A razão de não verem os navios era porque não tinham conhecimento. Seus cérebros não tinham experiência de que os navios existiam. O shamã começa a notar ondulações no Oceano. Mesmo não vendo os navios, imagina o que está causando aquilo. Então ele começa a olhar todos os dias e depois de um certo tempo, ele consegue ver os navios. E quando ele enxerga os navios, conta para todos que existem navios lá. Como todos confiavam e acreditavam nele, também conseguem enxergar. (Filme: Quem somos nós).

39- Nós criamos a realidade, mas criamos máquinas que produzem realidade que afetam a realidade o tempo todo. Sempre perseguimos algo refletido no espelho da memória. Se estamos ou não vivendo em um grande mundo virtual, é uma pergunta sem uma boa resposta, é um grande problema filosófico. E temos que lidar com ele conforme o que a ciência diz do nosso mundo. Como somos sempre observadores na ciência, ficamos limitados ao que o cérebro humano capta. É a única forma de vermos e percebermos as coisas que fazemos. Então é possível que isso tudo seja uma grande ilusão da qual não conseguimos sair para ver a verdadeira realidade. (Filme: Quem somos nós).

40- Na verdade a maior parte do universo está vazia. Gostamos de imaginar o espaço vazio e a matéria sólida, mas, na verdade, não tem nada na matéria, ela não possui substância! Veja um átomo. Pensamos que é uma bola sólida. Mas na verdade é esse pontinho pequeno com matéria densa no centro, cercado por uma nuvem de elétrons que aparecem e desaparecem. Mas acontece que tal descrição também não está correta. Até o núcleo, que pensávamos ser tão denso, aparece e desaparece assim como os elétrons. A coisa mais sólida que pode existir nessa matéria desprovida de substância é um pensamento, um bit de informação concentrada. O que faz as coisas são idéias, conceitos e informação. (Filme: Quem somos nós).

41- Em vez de pensarmos nas coisas como possibilidades, temos o hábito de pensar que as coisas que nos cercam já são objetos que existem sem a minha contribuição, sem a minha escolha. Você precisa banir essa forma de pensar; tem que reconhecer que até o mundo material que nos cerca - as cadeiras, as mesas, as salas, os tapetes - não são nada além de possíveis movimentos da consciência. E eu estou escolhendo momentos nesses movimentos para manifestar minha experiência atual. É algo radical que precisamos compreender, mas é muito difícil, pois achamos que o mundo já existe independente da minha experiência. O próprio Heisenberg, depois da descoberta da física quântica, disse que os átomos não são objetos, são tendências. Em vez de pensar em objetos, você deve pensar em possibilidades. (Filme: Quem somos nós).

42- Nos pensamentos antigos, não podíamos mudar nada, pois não tínhamos papel na realidade. Ela já estava lá, feita de objetos que se moviam de acordo com leis. A matemática determinava como reagiriam em determinada situação. Nós não tínhamos papel algum.
Na nova visão a matemática nos mostra as possibilidades das reações que os objetos podem ter, mas não nos dá a experiência real que teremos na consciência. Quando pensamos em objetos, tornamos a realidade mais completa do que realmente ela é. É aí que você fica preso. Ficamos presos na uniformidade da realidade, pois se ela é completa eu sou insignificante, não posso alterá-la. Mas, se a realidade é minha possibilidade - possibilidade da própria consciência - imediatamente perguntamos como podemos alterá-la, torná-la melhor, mais alegre. (Filme: Quem somos nós).

43- Pode parecer uma afirmação bombástica de alguém sem nenhum conhecimento de física, mas a física quântica está nos dizendo isto. Existem literalmente diferentes mundos onde vivemos. Há o mundo microscópico que vemos, o mundo das nossas células, o mundo dos nossos átomos... Eles possuem sua própria linguagem, sua própria matemática. E não são apenas pequenos. Cada um é totalmente diferente, mas se complementam, pois eu sou meus átomos, mas também sou minhas células. A minha fisiologia microscópica é verdadeira, só que em diferentes níveis. O nível de verdade mais profundo, descoberto pela ciência e filosofia, é a verdade fundamental da unidade. No nível subnuclear mais profundo da nossa realidade, você e eu somos um só. (Filme: Quem somos nós).

44- Não é você que escolhe as coisas. São as coisas que escolhem você.(Filme: Minority Report).

45- Precisa romper a nuvem de mentiras que criaram em torno de você.(Filme: Star Wars III - A vingança dos Sith).

46- Se quiser entender o grande mistério deverá estudar todos os seus aspectos e não apenas a visão dogmática limitada. Se quiser se tornar um líder completo e sábio precisa ter uma visão mais ampla da Força.(Filme: Star Wars III - A vingança dos Sith).

47- Desde que conheci você, tem procurado uma vida melhor e maior. Uma vida que tenha um significado mais consciente.(Filme: Star Wars III - A vingança dos Sith).

48- O medo atrapalha o seu raciocínio.(Filme: Star Wars III - A vingança dos Sith).

49- Homens de visão foram ridicularizados ao longo da história.(Série: Smallville).

50- A coincidência é a explicação dos tolos e fracos.(Série: Smallville).

51- Se precisasse enfrentar a sua mortalidade acabaria avaliando as suas prioridades.(Série: Smallville).

52- Eu acredito que estamos no mundo por um motivo e nossa função é descobrir que motivo é este.(Série: Smallville).

53- Há sempre uma semente de verdade na loucura.(Série: Smallville).

54- Os pais sempre querem futuros que seus filhos rejeitam.(Série: Smallville).

55- Fraqueza não é um mal de nascença. Se aprende a ser fraco.(Série: Smallville).

56- O demônio se esconde nos detalhes. Se não der atenção a eles, eles vencem, eles te destroem.(Série: Smallville).

57- Você gasta muito tempo olhando para o passado. Precisa começar a olhar para o futuro.(Série: Smallville).

Nenhum comentário:

Postar um comentário