domingo, 3 de junho de 2007

Serra diz que a ocupação da Reitoria da USP fere a autonomia universitária

O Joselito Serra comprova que ele realmente é sem noção. Faz jus ao nome Joselito. Agora começou a dizer que a ocupação fere a autonomia da universidade. Acho que o ditador, digo governador, está usando drogas ou coisa parecida.

Talvez ele esteja tentando usar o velho truque de tentar transformar, no discurso, os oprimidos em opressores, os dominados em dominadores. Não vai dar certo. A realidade é conhecida por todos. Ninguém é idiota para acreditar na troca de papéis.

Lembro de uma vez, quando o Joselito ainda era Ministro da Saúde, um reporter perguntou-lhe: "Ministro, o Senhor sabe para que serve o teste do pézinho ?" E o Joselito respondeu sem pestanejar: "Para verificar se o bebê tem o pé chato".

E agora o Joselito Serra resolveu atacar de novo. A ocupação da Reitoria que busca derrubar os decretos inconstitucionais fere a autonomia. Só falta o Joselito dizer que fomos nós quem fizemos os decretos e criamos a Secretária do Pinóquio, digo Pinotti.

Se ele disser isso, devemos interná-lo para desintoxicação. Ele deve ter guardado todos medicamentos controlados do Ministério da Saúde na época em que era Ministro. E está usando tudo agora.

Para anotar:
Relação dos textos publicados no CMI sobre a ocupação da Reitoria da USP:
http://xoomer.alice.it/direitousp/textos.htm

Endereço novo do meu site (tem coisas muito interessantes aqui. Por exemplo, o documentário Notícias de uma Guerra Particular e o documentário Muito além do Cidadão Kane.):
http://xoomer.alice.it/direitousp/

Endereço do meu blog
http://leonildoc.blogspot.com/
---------------------------
Invasão desrespeita autonomia da universidade, diz Serra

Notícias do G1
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL46553-5604,00.html


Para o governador do estado de São Paulo, José Serra, a invasão da reitoria da Universidade de São Paulo, que completou 31 dias neste domingo (3), é "um enorme desrespeito á autonomia universitária". Segundo o governador, os estudantes deveriam "cobrar dos invasores a desocupação da reitoria e do funcionamento normal da universidade".

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", Serra voltou a defender a criação da Secretaria de Ensino Superior. Sua finalidade, diz Serra, é "ajudar na expansão com qualidade das oportunidades de ensino superior".

O governador negou que os decretos que criaram a secretaria firam a autonomia universitária, como vem sendo apontado pelos estudantes. "No artigo 2º do decreto que organizou a secretaria", diz Serra "diz-se sem rodeios: 'as funções voltadas ao ensino superior serão exercidas em articulação e conjugação de esforços com as instituições envolvidas, observando-se sempre o respeito à autonomia e às características de cada universidade'".

Veja quais são os decretos de Serra que motivam o protesto dos estudantes

Em meio aos desentendimentos com relação aos decretos que determinavam novas regras para as instituições de ensino superior estaduais paulistas, Serra editou na última semana um novo decreto, no qual reformula o texto de um publicado anteriormente e esclarece a interpretação dos outros quatro assinados no início deste ano.

O novo decreto diz que o governador decidiu editar o novo texto "considerando que surgiram interpretações reiteradamente equivocadas acerca do alcance e aplicabilidade dos referidos decretos às universidades públicas estaduais e à Fapesp". A medida também levou em conta, segundo o texto, "a conveniência de eliminar os equívocos de interpretação e fixar o exato sentido dos referidos decretos".

Segundo o governador, o novo documento foi necessário "por causa do obscurantismo que se produziu em relação às intenções do governo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário