sábado, 30 de junho de 2007

Quintanilha é um boi de piranha

Por Leonildo Correa 01/07/2007 às 3:00

Tiraram o Ali Sibá e entrou o Ali Babá como presidente do Conselho de Ética. O consórcio da corrupção, digo governista, está se afundando cada vez mais e perdendo a oportunidade de resolver rapidamente a crise sem maiores estragos. Colocar o Ali babá, digo Quintanilha, na presidência do Conselho de Ética, ou foi uma coisa muito, mas muito, estúpida, ou foi uma jogada articulada. Como sabemos que o político mais de bobo de Brasília consegue dar nó em pingo d'água com os olhos bem fechados, a primeira hipótese está completamente descartada. Restou a segunda. Portanto, qual seria o plano do consórcio corrupto, digo aliado ?

E a explicação parece ser: boi de piranha. Quintanilha é um boi de piranha. Foi jogado nas águas para satisfazer as piranhas, enquanto a boiada atravessa o rio em segurança. Vão sacrificar o Quintanilha para salvar o Renan. Vão sacrificar um peixe menor para salvar o tubarão, que está acuado. E o plano já começou a dar certo, pois a imprensa parou de falar no tubarão, digo Renan, e começou a falar do boi de piranha, digo Quintanilha.

Essa constatação deriva do fato de que os aliados sabiam que o Ali babá, digo Quintanilha, estava sendo processado no STF. E se sabiam por que colocaram ele como Presidente do Conselho de Ética ? Será que não consideraram a hipótese de que a imprensa iria descobrir os fatos ? Certamente consideraram e, justamente por isso, o colocaram lá, ou seja, para desviar as atenções do caso Renan. Agora todo mundo vai falar do Quintanilha, que é um peixe menor, e esquecer do Renan que o vilão da história. Um bom ardil e funcionaria muito bem se não fosse descoberto.

A melhor solução para esse caso, goste o governo ou não, é Arthur Virgílio + Mercadante no Conselho, ou então, Suplicy + Jefferson Peres, pois o primeiro pressuposto é que um Conselho de Ética deve ser presidido por quem tem ética. Se fosse um conselho de corruptos, o ideal será indicar um ladrão para a presidência, mas não é. Então por que indicaram um ladrão para o caso ?
Inclusive houve uma inversão completa em Brasília. O PT que era o partido da ética e blá, blá, blá virou a casaca. Agora trabalha para proteger os larápios. De gente com ética no partido restaram poucos, pouquíssimos. E o PFL que sempre foi o lobo mal da história, agora está protegendo a vovozinha contra os ataques da chapeuzinho. A chapeuzinho vermelho ficou malvada e resolveu cozinhar a vovozinha. Mas quem realmente ganha com isso é o PSOL.

Enfim, o ideal para o Brasil e para a coletividade é que o Conselho de Ética esteja nas mãos da oposição, assim tudo será investigado a fundo, detalhadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário