sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ocupação da reitoria da USP - Nossa luta e os Movimentos Sociais

Observando a pauta inicial do Movimento de Ocupação da Reitoria da USP, percebo que alcançamos vários objetivos e coisa bem maior. Basta ver que na pauta constava apenas um posicionamento da Reitora sobre os decretos do ditador, digo Governador, e nós conseguimos a revogação parcial de alguns pontos dos decretos. Além disso, conseguimos avanços importantes para a Assistência Estudantil, etc. Não tenho dados concretos sobre a contratação de professores e as reformas na FFLCH e na FOFITO, mas também precisamos avançar nesses pontos. Portanto, é um Movimento de sucesso.

E isso não é merito apenas dos alunos da USP, mas de toda a coletividade envolvida, incluindo os alunos da UNESP com as suas ocupações, os alunos da UNICAMP, os professores e funcionários em greve, etc. Também não podemos esquecer o apóio dos alunos das Universidades Federais, as autoridades públicas, os Movimentos Sociais, etc. Todas essas forças alinhadas garantem o sucesso do Movimento de Ocupação da Reitoria da USP. Mas não só isso, levam a luta por uma educação pública gratuita e de qualidade, assim como pela Assistência Estudantil nas Universidades Públicas para as altas esferas do Governo.

Recentemente, várias entidades fizeram um Pacto pela Educação e blá, blá, blá. Um Pacto que não saiu do papel e ninguém mais falou nada. Será que a educação deixou de ser importante ou será que perderam a motivação ? O que será que aconteceu ? A resposta é única: foi mero fogo de palha, ou seja, um movimento momentâneo alavancado por burgueses que não acreditavam na causa. A coragem dos povos oprimidos só tem povos oprimidos. A fé na educação pública, gratuita e de qualidade só tem quem necessita dessa educação e quem está nesta educação.

Por isso o Movimento dos burgueses muchou e por isso o Movimento de Ocupação da Reitoria da USP vencerá. Nessa Ocupação não se luta apenas por coisas ideais, mas principalmente por coisas concretas que afetam e afetarão diretamente nossas vidas. Sem assistência estudantil alunos pobres não ficam na USP e não ficam em nenhuma Universidade Pública. Com prédios que chovem dentro não há como estudar em dias de chuva. Sem professores não existem aulas.

Portanto, a Ocupação da Reitoria da USP não é uma luta que dará frutos apenas para os alunos da USP. Ao contrário, é uma luta que beneficia toda a sociedade, pois a educação Pública, gratuita e de qualidade é de interesse geral. Não só ganha quem está na ocupação, mas ganhará também as pessoas que lutam contra a ocupação, que atiram pedras nos alunos-heróis que aqui estão. Só não vai ganhar quem quer destruir a USP, a UNESP e a UNICAMP, pois nós lutamos contra isso. Só não vai ganhar quem quer acabar com a Assistência Estudantil e impedir os alunos pobres de permanecerem nas Universidades Públicas. Não vai ganhar porque nós lutamos contra isso. Não ganhará também quem está apostando no sucateamento das Universidades Públicas. Universidades Públicas sucateadas significa mais alunos nas Universidades Particulares. Não vão ganhar porque nós lutamos contra isso.

Portanto, é fundamental continuar negociando e ampliando as políticas de Assistência Estudantil. Essa Assistência tem que ser um Direito do aluno. Tem que ter uma fonte específica de recursos e tem que ser estabelecida em lei federal. Por isso a nossa lutar tem que caminhar para Brasília.

Não só a Assistência Estudantil, mas a própria autonomia universitária, garantida pela Constituição, tem que ser regulamentada. E isso é assunto para os corruptos, digo congressistas, resolverem. E os Deputados e Senadores somente irão fazê-lo quando nos comerçarmos a falar em ocupar o Congresso Nacional para fazer uma faxina geral, principalmente caçando os ratos que estão roubando o dinheiro público. Bilhões de reais estão sendo roubados da República. Dinheiro que daria para construir centenas de Universidades e hospitais, assim como daria para dar Assistência Estudantil para milhares de alunos pobres.

Por isso eu digo: a corrupção tinha quer considerado um crime hediondo. E o corrupto tem que ter todos os seus bens pessoais confiscados pela coletividade. Um corrupto que rouba o dinheiro de construção de um hospital mata muita gente. A corrupção tem que ser considerado crime hediondo e o corrupto deve ter todos os seus pessoais confiscados em favor da coletividade.

E nessa luta por mais direitos e contra o autoritarismo e a corrupção dos órgãos públicos, os Movimentos Sociais tem um papel primordial. Considero os Movimentos Sociais as raízes da Democracia e vejo que são esses Movimentos os verdadeiros representantes do povo e das coletividades. Partidos políticos não representam ninguém, a não ser seus próprios interesses.

Estão distantes do povo, distantes das causas sociais. São poucos os Congressistas que falam e defendem causas e posições com sensatez, coerência e justiça. A burocratização e a elitização dos partidos políticos levam a uma perda de foco, de rumo e de identidade. Distancia os partidos da população e ninguém se identifica com as legendas. Um Sem-Terra é ligado ao movimento Sem-Terra porque é um trabalhador que não tem terras. Um estudante é um estudante, etc. E um membro de um partido político é o quê ? Pode ser qualquer coisa, pode defender qualquer causa. O leque é amplo demais. E quando a coisa é muito grande, não chega a lugar nenhum, pois não tem foco e nem objetivos específicos.

É preciso ter foco. É preciso ter objetivos. O Movimento de Ocupação da Reitoria da USP tem foco e tem objetivos. Tem um lista de reivindicações que pode ser atendida completamente. Basta apenas ter vontade política e menos autoritarismo.

Por isso os Movimentos Sociais levam uma grande vantagem sobre os partidos políticos. Estão mais próximos do povo e da coletividade. Lutam por causas que afetam seu dia-a-dia, sabem do que estão falando e do que precisam. Portanto, os Movimentos Sociais são a voz do povo.

Portanto, os Movimentos Sociais são legítimos e seus interesses devem ser atendidos. Os Movimentos Sociais vencem, porque representam o povo e a vontade da coletividade. E a Ocupação da Reitoria da USP, caminhando a passos de formiga, vencerá. Não só vencerá porque atingirá todos os objetivo, mas também porque derrotará o Terrorismo de Estado, pisará no judiciário autoritário e mostrará a bunda para a tropa de Choque.

O Movimento de Ocupação da Reitoria da USP mostra para o Governo que numa Democracia o poder pertence à coletividade. Eles, Governadores, Secretários, Juízes, Policiais, etc são empregados do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário