sábado, 2 de fevereiro de 2008

Laptop para criança é uma estupidez, é uma idiotice
Eu não ia dizer nada, mas já que o governo cancelou a compra dos laptops populares, vou dizer o que penso (Notícia aqui). Esse negócio de laptop para criança é uma estupidez, uma idiotice. O que uma criança vai fazer com um laptop ?

Sejamos racionais e inteligente. Vamos usar a cabeça um pouco. A primeira coisa que o governo tem que fazer é construir salas com computadores nas escolas públicas. Salas com número compatível de computadores, de acordo com o tamanho da escola. Salas onde os alunos irão aprender a usar o computador e a fazer pesquisa na internet. Salas com desktops e não com laptops.

Não só equipar as escolas com computadores, mas também com TV digital, com retroprojetores (Datashow) para que os professores possam fazer aulas em powerpoint e mostrar para os alunos, para que os professores possam passar filmes em sala de aula, etc. A maioria das escolas não tem isto. Inclusive a Faculdade de Direito da USP só tem um negócio deste e os funcionários mal conseguem fazer a coisa funcionar.

O ano passado, na disciplina Direito Internacional Penal, foi um caos total. Perdemos um grande tempo de aula esperando os técnicos fazerem a coisa funcionar. Isto quando o técnico trazia o aparelho para a sala de aula, pois, muitas vezes, a professora chegava e o técnico ainda não tinha aparecido com o datashow. A Professora Cláudia Perrone teve muita paciência, pois se fosse eu tinha saído na bicuda com aqueles elementos. Acho que eles faziam de propósito.

Voltando ao caso. A segunda coisa que o governo tem que fazer é dar computadores para os professores das escolas públicas. É dar treinamento para que os professores usem o computador nas disciplinas que ministram. Esse negócio de comprar laptop e dar para os alunos é uma estupidez. Isto será feito depois de 2020 ou 2030. Não agora...

Imagine o que vai acontecer... Cada criança com um laptop e os professores sem computador nenhum. Realmente, é uma idéia idiota. Primeiro são os professores que devem receber um computador megapower do governo. Da mesma forma que o governo distribui livros gratuitos para os professores, também deve dar um computador para cada um deles. É uma ferramenta de trabalho importante e necessária. Não só dar o computador, o governo deve exigir que os professores usem o computador, caso contrário deverão devolvê-lo.

Além disso, os laptops são muito mais caros e não fazem o que o desktop faz. Sem contar que desatualizam muito rapidamente. Portanto, comprar laptop para as escolas públicas é uma estupidez, uma idiotice. Primeiro vamos fazer o básico. Equipar as escolas e os professores com computadores normais, que são bem mais baratos do que os laptops, depois, quando todo mundo souber usar o computador, todo mundo estiver acostumado com o computador, inclusive os alunos, aí sim, vamos pensar nos tais laptops per child. Agora não é hora disso.

Vamos usar a cabeça gente !!! Vamos usar a cabeça !!! Vamos começar a fazer as coisas pelo começo e do jeito certo. Sem pular ou queimar fases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário