quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Palavra de Deus é Sempre Nova
Eu concordo plenamente com os sábios e religiosos que afirmam que a Palavra de Deus deve ser sempre nova. E vou além, aplicando isso, não apenas nas traduções, que atualizam a linguagem, mas também à percepção e compreensão da natureza de Deus e das coisas divinas.

Inclusive, este ensinamento é uma das bases que fundamentam a minha ousada, porém necessária, atualização das descrições feitas nos Livros Sagrados. Desvendar a natureza de Deus e das coisas divinas é uma tarefa pesadíssima, uma tarefa que somente pode ser feita através de inspiração e orientação direta da Divindade... O Poderoso Deus de Abraão é a fonte de toda sabedoria e conhecimento...

Certamente, a Palavra de Deus deve ser atualizada para ser nova, não modificada para atender a interesses humanos... Atualizamos nossa percepção, nossa compreensão, nossa fé, sem mexer em uma vírgula sequer da Palavra... A Palavra de Deus é a mesma, mas nossos pensamentos foram iluminados, sofreram um upgrade... Deus ilumina as nossas consciências e os nossos pensamentos... Assim, lemos a mesma coisa, porém, com mais entendimento, mais sabedoria, mais conhecimento...

Neste sentido, são pertinentes as palavras do Rabino Aryeh Kaplan:

"Por outro lado, se bem que as descobertas arqueológicas e linguísticas possam ser extremamente interessantes, elas não são parte de uma sólida tradição. Portanto, a filosofia desta tradição foi a de tratar a Torá como um documento vivo, e não conservando seu aspecto arqueológico.

Nossos sábios ensinam que 'cada dia a Torá deve ser como nova' (Rashi em Deuteronômio 27:15). Isso indica que uma linguagem arcaica ou obsoleta não deve ser usada na tradução da Torá, porque essa linguagem dá a impressão de que a Torá é velha. "
Aryeh Kaplan - A Torá Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário