segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ondas eletromagnéticas ao redor da Terra
Lendo sobre as ondas eletromagnéticas ao redor da Terra, descobri dados interessantes. Informações da Velha Enciclopédia Life - Biblioteca da Natureza - A Terra. Além desse texto, também há informações interessantes na Wikipedia (Clique aqui para ver). No Google também existem muitas informações sobre esse tema (Dados aqui).

Será que os cientistas já consideraram a possibilidade de sinais extraterrestes, enviados por alguma civilização avançada, estarem sendo refletidas por essa magnetosfera ??? E o sinais que enviamos, estão saindo do outro lado desse campo eletromagnético ??? E os dados que vem de Marte, não são afetados/filtrados por esse campo eletromagnético ???

Mas a observação mais interessante que pode ser feita é: a nossa visão do Céu está sendo - sempre foi - filtrada por um extensa camada de energia eletromagnética...

Dizem que a origem desse campo eletromagnético, ao redor da Terra, está no movimento do ferro líquido no centro do planeta... Movcimento que gera o campo eletromagnético...
-----------
Envolvendo o mundo numa camada de 65.000 km de espessura, a magnetosfera é perigosa para os astronautas. Entretanto, para o resto da humanidade é um sinal tranquilizador de que a Terra está a salvo do bombardeio de mortíferas radiações. Ondas de elétrons e prótons do Sol chocam-se ininterruptamente contra o campo magnético da Terra, o qual aprisionaa maioria dessas partículas, fazendo-as ir e vir em espirais, ao longo das linhas de força.

Penetram na atmosfera próximo dos pólos, agitando as moléculas de ar e dando origem às flamejantes auroras.

A maioria dos débeis raios cósmicos do espaço são desviados pela magnetosfera, mas os raios fortes avançam implacavelmente para a Terra, onde fazem sentir a sua influência.

Uma grande rosca de radiações cativas
Em 1958, um transcendental descobrimento acerca da Terra no espaço, inteiramente imprevisto, surpreendeu os círculos científicos. O Dr. James Van Allen, chefe de um grupo de pesquisadores anunciou que os satélites norte-americanos Explorer e Pioneer haviam encontrado, a grande altitude, duas faixas de radiações aprisionadas pela superfície interna do campo magnético da Terra, às quais foi dado o nome de cinturões de Van Allen, em homenagem ao seu descobridor.

Dados recentes, obtidos por meio dos satélites, revelaram que não se trata de dois cinturões independentes, mas de uma grande faixa que começa a quase 1000 Km de altura e termina abruptamente a 65000 km, no espaço.

Essa faixa única em forma de rôsca, chama-se magnetosfera. Viagens prolongadas através da magnetosfera seriam mortais pra o homem. Todas as órbitas espaciais dos astronautas têm se mantido abaixo dessas radiações. Entretanto, podem ser efetuados com segurança rápidos vôos em foguetes que atravessem essa faixa, rumo à Lua ou a outros planetas.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário