terça-feira, 14 de abril de 2009

Novos paradigmas
Isto é fato: novos paradigmas exigem novas ações, novos costumes e comportamentos. um adulto tem que usar as roupas de adulto, praticar ações de adulto, costumes de adulto e comportamento de adulto. Um adulto não cabe mais nas roupas que usava quando era um bebê, não pratica mais tais ações ou mantém os mesmos costumes e comportamentos. O paradigma mudou e exigiu uma série de mudanças adequadas aos novos tempos, adequadas à nova realidade.

Entramos em um novo paradigma. A evolução biológica foi substituída pela evolução cultural. O fator genético saiu de campo. Foi substituído pela consciência. Evolução cultural é a evolução da consciência.

Os parâmetros de um mundo regido pela evolução biológica são completamente diferentes daqueles que existem, ou devem existir, em um mundo regido pela evolução cultural, regido pela evolução da consciência. As variáveis dominantes e essenciais são outras. O homem deixa de ser uma lagarta e se transforma em uma borboleta.Uma larga vive de folhas e se arrasta pelo chão. Uma borboleta vive de néctar e voa pelos ares. O homem começa a deixar suas características animalescas para se transformar em um ser espiritual (auge da evolução da consciência).

Inegavelmente, estamos apenas no início da evolução cultural. Ainda estamos vivendo o período de transição, o final da era biológica e o início da Era da Consciência. Portanto, neste momento, estamos entre dois paradigmas. Além disso, sabemos muito pouco sobre os novos parâmetros, sobre as novas variáveis.

Certamente, alguns elementos são mais do que óbvios. Se a consciência é a base do novo paradigma, tudo aquilo que envolve a consciência assumirá um papel fundamental no novo cenário. Entendendo a consciência como um sistema analítico de informações, saberes e conhecimentos, sem muito esforço intelectual, concluimos que a democratização e a socialização das informações, dos saberes e dos conhecimentos, é fundamental nesse novo mundo.

O desenvolvimeno e a evolução da consciência depende desses elementos. Sem eles o homem não evolui, fica estagnado e corre o risco de regredir para a evolução biológica. Por isso, todas as pessoas devem ter acesso aos conhecimentos, saberes e informações construídos coletivamente e acumulados pela humanidade ao longo de sua história. Assim como o oxigênio e a água são fundamentais para a vida, as informações, os saberes e conhecimentos são essenciais para a consciência, para a evolução cultural. Evoluimos aprendendo e aprendendo evoluimos.

O mundo atual é resultado do conhecimento, dos saberes e da informação acumulados nos últimos séculos. A tecnologia é conhecimento, saberes e informação. Enfim, estamos em uma grande MATRIX, estamos rodeados, envolvidos e imersos em um oceano de informação, saberes e conhecimentos. Certamente, uma grande parte disso constitui a salvação da humanidade... Porém, na outra parte está a destruição... Manejando esses elementos, estabelecendo o equilíbrio entre eles ou gerando instabilidades está a consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário