domingo, 12 de abril de 2009

A USP
Antigamente, eu tinha a USP em altíssimo conceito... Falava da USP com a boca cheia e com o peito estufado... Mas depois de ter passado por lá e ter sofrido a opressão e as intimidações que sofri e ter visto o tipo de gente que domina e controla essa universidade, gente egoísta e individualista, gente sem pensamento social, sem compromisso com a coletividade, perdi a maior parte da alta consideração que tinha por essa instituição.

Já não sinto mais tanto orgulho de ter estudado lá e nem fico mais com o peito estufado quando falo dela. Pelo visto, da USP, no meu peito, vai ficar só as feridas.

Mas a USP faz pesquisas importantes, bla, bla, bla... Certamente faz, contudo, a finalidade dessas pesquisas é o dinheiro, é enriquecer os pesquisadores, transformar o conhecimento e os saberes reunidos na universidade em produtos e serviços para o mercado, para as empresas... Por isso, propriedade intelectual,patentes e direitos autorais reinam absolutos nesse meio.

Considerando que a USP é uma universidade pública e que os recursos para a pesquisa também são públicos, inegavelmente, há uma apropriação privada da coisa pública, há uma extensa privatização dos recursos públicos pelos pesquisadores. Basta observar que muitos produtos e serviços desenvolvidos dentro da universidade, financiados pela coletividade, são explorados comercialmente por empresas criadas por esses mesmos indivíduos.

E as fundações ??? Para que servem as fundações ??? A idéia das fundações é muito simples... São urubus aguardando a morte da vítima para se alimentarem... As fundações esperam que a universidade pública morra para assumirem os despojos... Com a decadência e o sucateameto da universidade, chegará uma hora em que alguém, integrante do bando, vai sugerir: "Como cada unidade da universidade tem uma fundação, por que as fundações não assumem, definitivamente, essas unidades..." Com isso, as fundações de apoio tornam-se donas da universidade... Universidade que foi fatiada e dividida entre elas... Um belo truque neoliberal, não é mesmo ???

Além disso, é válido observar que, as fundações tem dono... Os instituidores da fundação são seus donos... No caso em questão, um seleto grupo de professores... Apesar da lei dizer que fundação é um patrimônio destinado a uma finalidade, ela tem dono. Seus donos são os seus controladores... É o grupinho fechado que domina e controla a fundação. Considerando as unidades de ensino e pesquisa um feudo, as fundação seria o senhor feudal. Dessa forma o objetivo foi alcançado, ou seja, a universidade pública passou, definitivamente e completamente, para as mãos de um seleto grupo de professores...

Só para completar, os mesmos professores que dominam as fundações são aqueles que governam a universidade... Certamente, dirigem a universidade submetidos a regras, leis e controles políticos... Porém, passando as unidades para as mãos das fundações, essas regras, leis e controles externos serão extintos... Eles se tornam os donos da instituição... Inclusive, as más gestões da universidade e o sucateamento generalizado pode ser resultado disso... Destroem a coisa pública para, posteriromente, sugerir a privatização dos despojos... E eles, com suas fundações, tomam conta de tudo...

Certamente, existem muitos professores honestos e justo na USP, porém, possuem pouca força para resistir à tsunami neoliberal que quer privatizar a universidade pública.

Enfim, uma saída para afastar esses insetos nocivos que parasitam a universidade pode ser colocar filtros na luminária...

Nenhum comentário:

Postar um comentário