quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pequenas Histórias do Leonildo

Leonildo Correa -- 18/09/2007 -- No Projeto OCW-USP disseram que eu não podia usar o termo "USP". Alegaram marca, propriedade intelectual, etc. As velhas desculpas capitalistas para arranjar dinheiro fácil e expropriar o patrimônio público.

Depois que falaram um monte eu disse, está bem, vou mudar. Peguei e escrevi Projeto OCW-USP. O indivíuo olhou e disse: "Mas não mudou nada." Eu retruquei: "Mudou sim". Ele repetiu: "Eu continuo lendo Universidade de São Paulo". Eu disse, mas está lendo errado. Está escrito Universidade de São Pedro.

-------------

Eu tenho sérios problemas psiquiátricos. Contudo, consigo arranjar namoradas que tem problemas mais sérios do que os meus. Já namorei uma garota lindíssima. Tinha até sido modelo da tal Agência Mega. Mas era louca. Linda, porém louca. Era tão louca que as rações que comprava para o gato acabava rapidamente. Ela comia a ração junto com o bichinho. E não se enganem, era aluna da USP, mais especificamente do Largo São Francisco. Hoje é advogada formada. Será que ela continua comendo ração de gato ?

------------

Eu fui criado na roça. Morei no sítio, com minha família. Meus pais ainda moram lá. Fica no Município de Ibaiti, interior do Paraná. De vez em quando eu miro o lugar onde nasci e morei pelo Google Earth. Mas, o que eu quero contar não é isso. Na quinta série eu descobri as enciclopédia e lia todas as que via pela frente. Aí decidi a profissão que queria seguir. Então, na sala de aula vinha a Professora perguntando: "Joãozinho o que você quer ser".

O idiotinha respondinha: "bombeiro". E você Mariazinha ?, Perguntava a Professora. "Médica", respondia a aluna. "E você, Leonildo ?" E eu respondia entusiasmado: "Físico nuclear". Naquela época eu queria ser Físico Nuclear para aprender a fazer e desarmar bomba atômica. Decidi isso na quinta série. E só desisti da idéia em 1999, no terceiro ano do Curso de Física Computacional da USP de São Carlos.

Mas um dia, quando não tiver nada para fazer e já tiver mudado o mundo, vou retomar o Curso de Física. Quero estudar spintronics, nanotecnologia e computação quântica. Contudo, tenho um problema sério: gosto de Física, mas odeio matemática. A minha média em São Carlos ficava em torno de 3,00 e 3,50.

Além disso, eu penso que a Física atual e a Matemática atual não descrevem a natureza. A natureza é simples e singela, ou seja, a natureza jamais usaria equações diferenciais de grau não sei quanto para construir e elaborar os seus projetos. Acho que os Físicos estão complicando ou tornando tudo complexo e incompreensível. Deveriam usar a Navalha de Occam...

----------------------

Em 2002 cheguei na Biblioteca da Faculdade de Direito para devolver três livros. O indivíduo olhou para a minha cara e disse: "Você não está com esses livros ?" Retruquei: "Como assim não estou com os livros ? Aqui estão os livros e aqui está a carteirinha..."E, apesar da minha insistência, o funcionário não recebeu os livros. Logo depois disso viajei para a Colômbia e passei todo o ano de 2003 fora do Brasil. Em 2005, voltei à biblioteca e devolvi os livros.

Certamente, repeti toda a história, mas nada adiantou... Fui impedido de emprestar e retirar livros da biblioteca por mais de 7 anos. "Aos inimigos, os rigores da lei", cochichavam pelos cantos. Certamente, esperavam, com isso, prejudicar-me o máximo possível, pois sabiam que eu não tinha dinheiro para comprar os caríssimos livros de Direito.

Contudo, quando o diabo me ataca, Deus abre outras portas. Retomei um costume antigo que eu tinha no ginásio, qual seja: ir na biblioteca e resumir ou copiar as partes do livro a mão para o caderno. Fiquei surpreso, pois com isso, exatamente como ocorria no ginásio, a minha aprendizagem e retenção de informações cresceu exponencialmente. Ao invés de me prejudicarem, acabaram me ajudando a recuperar um costume esquecido e a subir ainda mais alto...

Certamente, anotei os nomes dos indivíduos em minha agenda mental. Um dia irei julgá-los por isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário