terça-feira, 18 de setembro de 2007

A burocracia conspira contra o Projeto OCW-USP

Tem gente demais trabalhando contra o Projeto OCW-USP... Além disso, estão tentando segurar o Projeto nas redes da burocracia. Não vão conseguir, pois nós já percebemos isso. E vamos trabalhar para desarticular todas as ações contrárias.

É lamentável que isso aconteça, pois vários indivíduos graúdos serão completamente queimados e terão suas reputações incineradas. Isso porque eu não terei medo de levantar, apontar o dedo para a cara do indivíduo e dizer:

"Você está trabalhando contra o Projeto OCW-USP. Você está fazendo isso, e isso e mais isso. Está tentando sobrepor os seus interesses individuais privados sobre os interesses da sociedade e está usando a Universidade como uma extensão dos seus negócios particulares. Você é uma pessoa nociva à sociedade e à coletividade. Tem que ser retirado de dentro da Administração Pública." Basta eu dizer isso e mostrar o nome do indivíduo, para que ele seja retirado do sistema e reduzido a zero.

Certamente, não pretendo fazer isso. Por isso, é que buscamos as negociações e as composições. Porém, não somos idiotas.

O Projeto OCW-USP é um projeto social de grande relevância pública. Um projeto que beneficia a sociedade sem quaisquer tipo de distinções. É um projeto que multiplica exponencialmente o retorno social da USP, ou seja, a USP distribuirá gratuitamente, para toda a sociedade brasileira, a sua matéria-prima mais valiosa: o conhecimento e os saberes que transmite aos seus alunos.

Certamente, existem Professores importantes da USP que estão apoiando e ajudando a construir o Projeto OCW-USP. Em breve publicaremos os nomes dos Professores que apóiam e ajudam na construção do Projeto. Mas também quero publicar os nomes daqueles que conspiram contra o Projeto. Os cidadãos precisam saber e conhecer quem são os funcionários públicos que trabalham contra seus interesses e contra os interesses da coletividade dentro da Administração Pública...

Para todas as desculpas que arranjarem para a não realização do Projeto OCW-USP, nós encontraremos um meio de neutralizá-la. Além disso, eu estou disposto a fazer acordos para viabilizar o Projeto e retirar da administração pública as pessoas nocivas aos interesses sociais.

Como essas pessoas conspiram contra a sociedade e contra os interesses coletivos, acho que é justo que a sociedade também conspire contra essas pessoas e seus interesses...

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto OCW-USP

O Projeto OCW-USP é a reunião e publicação gratuita, aberta e diária, na internet, do conteúdo de todas as disciplinas ministradas na USP, incluindo os textos e as aulas que serão gravadas, transcritas e disponibilizadas em texto, audio e vídeo.

A meta é tornar o ensino da USP aberto para todos os brasileiros, sem exceção. Certamente, respeitaremos as questões de Propriedade Intelectual e Direitos Autorais, desde que elas não impliquem a perda de objeto do Projeto. È um Projeto que coloca os interesses sociais acima dos interesses individuais. O conhecimento e as informações serão democratizados e socializados.

O Projeto OCW-USP não dependerá da boa vontade de aluno e professor em disponibilizar o material do curso, pois haverá alunos que receberão bolsas para fazer isto: coletar o material e gravar as aulas. Serão, no Projeto completo, 2500 bolsas OCW-USP. Não queremos dar mais tarefa e trabalho para professores ou funcionários. O Professor deverá se preocupar apenas em fazer um bom curso, um curso nível USP. O resto é com o Instituto OCW-Br@sil, que farão uma gravação, uma disponibilização e uma apresentação de Projeto nível USP.

Mas por que criamos um Instituto para isso e não deixamos tudo a cargo da USP ? Pelo simples fato de que a Administração Pública não suporta mais nenhum tarefa, pois mal consegue cumprir o que lhe cabe. Além disso, não existe funcionários disponíveis para isso e nem recursos sobrando. Por isso, criamos uma ONG que fará toda a parte operacional de coleta, disponibilização e arquivamento dos dados.

Além disso, esse Projeto tem um custo altíssimo em tecnologia e servidores de alta capacidade. Serão milhares de vídeos postados diariamente, assim como teremos que ter capacidade para acesso de milhares de pessoas. Logo, envolve uma estrutura que a Universidade não possui e não tem recursos disponíveis para montar e se obter recursos para montar, não terá para mantê-lo. Por isso, criamos uma ONG para realizar o Projeto em parceria com a USP.

Uma ONG que não é uma Fundação. As Fundações da USP vendem a USP em pequenos pedaços e os docentes que controlam a Fundação embolsam os lucros. O Instituto OCW Br@sil não vende nada. Tudo o que fizer terá que ser de graça e aberto para todo mundo. Isso está no nosso Estatuto.

Clique aqui para ler o Estatuto

Além disso, no caso de extinção do Instituto OCW Br@sil, todos os recursos disponíveis, assim como as tecnologias e bens passarão, automaticamente, para a USP. Isso também está no Estatuto.

Portais com publicação de disciplinas na internet

ØØ Portal Mundo Acadêmico (MEC-Governo Federal)

· Início em 2006

· Disciplinas publicadas: 2 disciplinas

· Média: 2 disciplinas/ano

Ø ØPortal Ensino Aberto da UNICAMP

· Início em 2003

· Disciplinas publicadas: 68

· Média: 14 disciplinas/ano

Ø ØProjeção: Piloto OCW-USP

· Início em 2008

· Disciplinas publicadas (projeção): 400 disciplinas em 2 anos

· Média: 200 disciplinas/ano

ØØ MIT OCW

· Início em 2002

· Disciplinas publicadas até 2006:1550

média: 388 disciplinas por ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário