quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Decidi montar uma Chapa para AMORCRUSP - Chapa Reforma Cruspial

Leonildo Correa -- 19/09/2007 -- Hoje, os moradores rezam a cartilha da Coseas. Depois da Reforma Cruspial, a Coseas irá rezar a cartilha dos moradores.

Como ninguém montou Chapa para a Associação de Moradores do CRUSP, eu decidi montar uma Chapa para assumir a Associação. Portanto, as pessoas que não querem ver mudanças no CRUSP, que querem que a COSEAS continue mandando nas moradias e oprimindo/explorando/excluindo os moradores, assim como querem continuar vendo a Associação de Moradores no chão, atuem rapidamente e montem uma Chapa para nos impedir de vencer as eleições; além disso, reconstruam os mecanismos que utilizaram o ano passado para fraudar e vencer o pleito.

Eu não pretendia montar nenhuma Chapa, pois se eu entro em um negócio, eu entro para arrebentar, ou seja, para trabalhar e fazer o negócio funcionar e crescer. Se é para manter o status quo, tudo no mesmo lugar, não mudar nada, etc, eu não entro, sou a pessoa errada para a coisa. Inclusive lembro da época em que trabalhei em um órgão público. Trabalhava com vontade e dedicação. Então, um dia o chefe alertou-me: "O que é isso Leonildo ? Aqui é repartição pública. Ninguém precisa trabalhar demais. Vai devagar... Enrola o máximo possível."

Eu fiquei estarrecido com essas palavras. Primeiro porque eu estava trabalhando normal e segundo porque eu apenas queria resolver as coisas, tornar o sistema eficiente e produtivo. No ano seguinte o meu contrato com a Instituição não foi renovado. Não disseram o motivo, mas, certamente, o motivo era que eu trabalhava e mostrava para os cidadãos que a coisa poderia ser eficiente e produtiva. Enfim, o meu trabalho colocou em risco o ócio e a vagabundagem dos burocratas.

Além disso, assinalo que, se a Chapa vencer as eleições, não faremos Assembléias para discutir coisas idiotas e óbvias. COnseguimos recursos para colocar máquinas de lavar nos blocos, logo compramos as máquinas e colocamos. Não vamos perder tempo discutindo se compramos ou não compramos as máquinas... Vamos ampliar a videoteca do CRUSP, principalmente com filmes enlatados americanos (Filmes originais e os últimos lançamentos), logo compramos os filmes e disponibilizamos para empréstimos gratuitos aos moradores. Não vamos perder tempo fazendo Assembléia para decidir se compramos ou não compramos...

Eu falei de enlatados americanos e tem gente que já deve ter torcido o nariz dizendo: "Só vejo filme cult !!!". A minha resposta para esses indivíduos é: "Larga mão de serem hipócritas !!!". Fazemos cursos pesadíssimos. Temos que ler coisas densas e insuportáveis. Resolver listas de exercícios esquizofrênicas, etc... E ainda por cima, durante o momento de lazer, vamos assistir filmes cult... Nada disso ! Os moradores precisam ter coisas engraçadas, ficção científica, etc para relaxar. Certamente, haverá filmes cult, mas também terá Rambo, Duro de Matar, Simpsons, Harry Potter, Senhor dos Anéis, etc. E, como não poderia, as séries americanas de sucesso...

As Assembléias somente serão realizadas nas questões extremamentes necessárias. Ninguém quer ficar perdendo tempo em Assembléia que não resolve nada e não faz nada. Os moradores do CRUSP querem soluções e projetos implementados. Não querem perder tempo em Assembléias blá, blá, blá. Além disso, pretendemos migrar as discussões, sugestões e denúncias para a internet. A AMORCRUSP precisa ter site. Estamos no séc. XXI e temos que usar as soluções atuais.

Outra coisa... Cursos de línguas do CRUSP tem que ser gratuito para os moradores. Tem muitos cursos de línguas dentro da USP. Contudo, a maioria desses cursos são pagos. Temos que acabar com isso. A USP é uma Universidade Pública e sendo uma Universidade Pública ela não pode ser utilizada como negócio particular. Querem cobrar pelos cursos ? Tudo bem... Vão funcionar lá fora. Se querem funcionar aqui dentro, tem que ser gratuito. Repito mais uma vez: não se pode construir um negócio particular em cima da coisa pública e não se pode utilizar as Instituições Públicas como negócio particular.

Certamente, teremos que arranjar recursos para ministrar os cursos e pagar os professores. Mas isso é o de mesmo, principalmente porque eu já tenho uma idéia elaborada em detalhes para fazer isso... Vamos tornar o CRUSP um Centro de Soluções e de Inteligência, assim como uma local de Serviços gratuitos para a Sociedade e para a coletividade... Podemos fazer isso usando as leis de incentivo, a qualificação OSCIP (Organização da Sociedade CIvil de Interesse Público), etc.

Mais um ponto: precisamos de advogados para defender os moradores que são atacados e são vítimas das Assistentes Sociais. Precisamos ter advogados prontos para entrar com mandados de seguranças, ações populares, ação civil pública, etc, assim como ações indenizatórias contra os excessos da Coseas e da USP. Precisamos ter advogados que acompanhem e defendam os moradores nos Processos Administrativos movidos pela USP contra os alunos. O Sindicato dos Funcionários e de Professores tem advogados para defender os seus associados. Nós também precisamos ter advogados para defender os moradores do CRUSP e os demais alunos da Universidade. Todas as pessoas tem direito de defesa, é um direito constitucional.

Além disso, pretendemos recuperar a maioria das idéias e dos projetos que utilizamos na Chapa do ano passado. Faremos isso porque nada do que foi prometido naquele ano, pela chapa vencedora, foi feito... Nada foi feito.

Enfim, esperamos vencer as eleições para iniciar uma série de mudanças dentro do CRUSP... E se não vencermos as eleições, ao menos tentamos mudar as coisas, tentamos construir e implementar soluções sociais inteligentes. Mas digo claramente: é difícil, é muito difícil vencer o status quo, o conservadorismo decadente, a hipocrisia dos dominantes. É difícil vencer porque tem gente que ganha, e muito, com o mal, com a desgraça alheia, com a opressão, com as desigualdades e com as exclusões. E quem ganha com isso, não quer ver mudanças, quer que tudo continue como está para que eles continuem ganhando e mandando...

-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário