quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Comentário secreto -- Arnaldo Jabor

Jornal da Globo -- 11/09/07 --

Amigos, este comentário não é para todos: é só para os senadores. Vossas Excelências devem tomar cuidado.

Amigos, este comentário é secreto. Não é para todos: é só para os senadores. Sessão secreta, voto secreto e comentário secreto.

É o seguinte: Vossas Excelências devem tomar cuidado, porque nem tudo que parece, é.

Por exemplo, parece que vocês vão votar na condenação ou absolvição do Renan. Mas não é isso: vocês vão estar julgando vocês mesmos. Isso, e mais: o povo todo está de olho em vocês, julgando vocês.

De modo que, no escurinho do Senado, pensem em vocês, para alem de interesses políticos. E se der, pensem também no país. É uma bela experiência, a experiência da verdade. A verdade dá o maior barato!

Outra grande sensação é a sensação de justiça. Vejam o exemplo do Supremo Tribunal Federal: façam justiça.

Alem disso, pensem também na República. É esta coisa que esta aí na Praça dos Três Poderes. Não humilhem mais a Republica, porque não é o Renan que está sendo julgado; é o Senado. E se vocês errarem amanhã, quem morre é o Senado.

---------------------------

Poder de manipulação de um indivíduo sobre o interesse público

Jornal da Globo -- 28/08/07 --


O senador Renan Calheiros, talvez, entronizado como a prova viva do poder de manipulação de um indivíduo sobre o interesse público.

Acabamos de assistir a um belo momento histórico com a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal dos 40 mensaleiros, mas na quinta-feira talvez assistamos a outro momento histórico, desta vez escandaloso. O senador Renan Calheiros, talvez, entronizado como a prova viva do poder de manipulação de um indivíduo sobre o interesse público.

A votação do Conselho de Ética foi preparada pelo próprio acusado. Até o secretário da Mesa do Senado renunciou, dizendo que a consultoria jurídica do Senado foi pressionada, pois o voto devia ser aberto. Mas o interesse de Renan será secreto. E, mais que isso, os conselheiros vão votar, mas não poderão votar. Só podem sugerir indícios. Marisa Serrano e Renato Casagrande tiveram a coragem de se declarar contra Renan. O ajudante de ordens Almeida Lima vota a favor, claro. E os outros? Não vão expor a sua opinião?

Depois dos açougues fantasmas, dos envelopes voadores, dos laranjas analfabetos, das fazendas de mentira, a decisão previamente aleijada do Conselho de Ética irá ao plenário e o voto será secreto, no escurinho dos interesses. Ou seja, depois da grandeza do STF, talvez o Senado se suicide, desmorone como um daqueles cupinzeiros do planalto central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário