terça-feira, 6 de novembro de 2007

Você já bebeu soda cáustica e água oxigenada ?

Este é um dos mais recentes truques das empresas para aumentar seus lucros e vender produtos deteriorados. Adicionavam soda cáustica e água oxigenada no leite. Nós estávamos bebendo estes produtos químicos. As crianças estavam sendo alimentadas com estes produtos químicos. E tudo em nome do lucro e da riqueza dos donos da empresas.

Mas o que mais me estarreceu nesta história foram as consequencias dos fatos. Nada de relevante aconteceu com as empresas e com os culpados. No máximo tiraram os produtos das prateleiras. E os responsáveis pelas adulterações ? Isso não é crime hediondo ? Não estavam envenenando a população a fim de obter lucros e riquezas ? Eu não conheço ninguém que tem a soda cáustica e água oxiganada no menu. Cadê as autoridades públicas responsáveis pela saúde pública ? Cadê os promotores públicos ? Cadê as ONGs que monitoram as corporações e seus produtos no Brasil ? Tem ONG que faz isso no Brasil ? Cadê os órgãos de defesa do consumidor ? Estão dormindo ou estão nos bolsos das empresas envolvidas ?

As empresas que fizeram tais adulterações devem ser fechadas e seus produtos banidos do mercado. Além disso, os responsáveis pelas adulterações e demais envolvidos neste crime sórdido devem ser presos, julgados e condenados pela prática de crime hediondo. Tudo isso tem que ser feito exemplarmente.

O que me surpreendeu foi a reação fraca dos consumidores... Este caso deveria ter ocasionado um escândalo nacional, mas as pessoas deram pouca atenção. Estavam bebendo leite com soda cáustica e água oxigenada e não se importaram. Estavam alimentando seus filhos com soda cáustica e água oxigenada e não fizeram nada. Talvez o susto tenha sido tão grande que ainda estão anestesiados... Talvez a mídia tenha amenizado e jogado uma penumbra de fumaça sobre tudo... Contudo, não podemos deixar este caso passar em branco... Vamos remexê-lo e procurar mais casos parecidos...

A partir desse caso e com base em ações internacionais precisamos levantar a bandeira do controle social e ambiental das empresas e corporações... No documentário "The Corporation" vocês viram o estrago que essas organizações estão ocasionando ao meio-ambiente, às sociedades e às pessoas. Nos EUA são os hormônios e antibióticos aplicados no gado que estão indo parar na
carne e no leite... Será que isto também está acontecendo no Brasil ? Cadê a fiscalização ? Cadê as ONGs de defesa do consumidor ?

Documentário The Corporation

Primeira parte: http://www.guba.com/watch/3000084218

Segunda parte: http://www.guba.com/watch/3000084247

Outros documentários: http://www.guba.com/user/pfilosofia

Meu site: http://www.direitousp.freevar.com

Enfim, o meu recado foi dado. É hora de agir para que coisas como estas não voltem a acontecer...

----------------------

Dr Bactéria explica por que soda cáustica e água oxigenada não deveriam estar no leite
Notícias do G1 -- http://www.drbacteria.globolog.com.br/index.html?postId=437380

Na coluna de hoje, vamos entender o que acontece com o leite e por que algumas marcas foram fraudadas com adição de soda cáustica e peróxido de hidrogênio (água oxigenada).

Antes de tudo, vamos falar sobre a composição do leite.

O leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Esses elementos são, principalmente, lipídios (gordura), carboidratos (lactose), proteínas, sais minerais e vitaminas, e representam algo em torno de 12% a 13% do leite.

Como podemos ver, soda cáustica e água oxigenada não fazem parte da constituição normal do leite. Seu aparecimento implica em uma adição fraudulenta e inescrupulosa.

Ordenhado em condições precárias de higiene ou mantido em temperaturas inadequadas de conservação, o leite pode sofrer a ação de microorganismos, principalmente sobre a lactose, o açúcar do leite. Os micróbios quebram cada molécula de açúcar em quatro de ácido lático. Com isso, obviamente, a acidez do leite aumenta e ele pode coagular. Visualmente, seria como se você adicionasse ao leite algumas gotas de limão -- ele, popularmente, azedaria.

É esse o principal fator de degradação do leite. Podem haver outros sinais ocasionados também por microorganismos, como proteólise (putrefação) e lipólise (rancificação), com conseqüente sabor e odor desagradáveis.

A adição de conservantes químicos é prática proibida, pois mascara esses efeitos dos microrganismos, dificultando a sua detecção pelo consumidor.

As fraudes observadas foram as seguintes:

Soda cáustica = para neutralizar o ácido lático
Água oxigenada (peróxido de hidrogênio) = detém a proliferação microbiana

A soda cáustica tem a finalidade de esconder um leite que permaneceu em temperaturas inadequadas de conservação, que propiciaram um aumento significativo de microorganismos, com a conseqüente acidificação do produto.

Como a soda é alcalina, o objetivo é neutralizar o ácido lático. O azedamento é escondido e o consumidor, enganado.

Soda cáustica com água oxigenada vira um produto desinfetante muito bom contra microorganismos. Com ele, mesmo um leite ordenhado em condições precárias de higiene e deixado em condições inadequadas de temperatura, pareceria normal. O desinfetante impede a multiplicação dos microorganismos, diminuindo sua ação sobre as substâncias constituintes do leite e conseqüentemente, inibindo a coagulação, a putrefação e a rancificação.

A qualidade do leite seria mascarada e o consumidor seria, novamente, enganado.

É importante lembrar que estes problemas se referem ao leite e não a sua embalagem. A crucificação de leite de caixinha seria, no mínimo, injusta, pois estes problemas podem aparecer em quaisquer das embalagens, não sendo esta, neste caso, determinante da verdadeira qualidade do leite.

Mesmo sendo difícil diagnosticar, a população tem que ficar alerta, não consumindo leites:

- com sinais de alteração (mesmo leves)
- sem o carimbo do SIF
- em temperatura ambiente, quando sua embalagem mandar mantê-lo refrigerado
- com caixinhas estufadas ou alteradas
- fora do período de validade

----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário