Para quem não entendeu...
Um dos pontos da reforma constitucional do Chavez dão amplos poderes para o Presidente "criar ou suprimir províncias federais, territórios federais, cidades, distritos funcionais, municípios federais, regiões marítimas, regiões estratégicas, distritos insulares e cidades comunais", além de "designar e remover suas autoridades". (Notícia do G1 -- 23/10/2007).
É estranho que um Presidente queira estes poderes em um país no qual as províncias e os municípios estão estabilizados há dezenas de anos. Certamente, desta perspectiva a questão é incompreensível, porém, se se olhar pelo prisma de um país expansionista a questão é perfeitamente compreensível.
Por exemplo, os exércitos da Venezuela conquistam partes da Guiana. Logo, o Presidente Venezuelano deverá ter poderes para criar uma ou mais províncias nestas novas terras, assim como município.
Outro exemplo, vamos fingir que o Governo Venezuelano consiga conquistar a Amazônia Brasileira. Logo precisará dos amplos poderes para criar as províncias e os tais municípios. Isso também se aplica à Colômbia e ao Panamá. Enfim, a todos os territórios que estão nos sonhos da Gran Colombia ou da Gran Venezuela de Hugo Chavez.
Por isso eu sempre digo: "Quer ver a verdade ? Então olha para as ações, para os pedidos, para os fatos e dados. Ignore os discursos e as promessas, pois estes sempre são enganadores e mentirosos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário