A censura no CMI - Centro de Mídia Independente:

Durante a ocupação da reitoria da USP, no auge da ocupação, alguns textos que escrevíamos defendendo o movimento eram, automaticamente, escondidos no CMI. O DCE-USP trabalhava para dissolver o movimento dentro da ocupação e alguns voluntários picaretas do CMI trabalhavam para abafar as publicações dos defensores da ocupação na internet. SImplesmente parei de escrever e publicar no CMI e passei a escrever e publicar em outros locais.

A ocupação da USP venceu e isso graça aos textos que foram escrito e publicado na internet. Mas o melhor de tudo foi a demonstração de que a censura no CMI foi completamente irrelevante para o movimento. O CMI ajuda, mas não é essencial e nem importante. Se a censura barra os textos aqui, basta publicá-los em outros locais. As pessoas leêm do mesmo jeito.

Portanto, quem pensa que o poder da internet reside em centros de mídia independente (o nome é bom, mas é pura fachada) está completamente enganado. A internet dá poder a indivíduos e não grupos que querem monopolizar e substituir a mídia tradicional. O CMI tenta centralizar as notícias dos movimentos sociais, porém a sua parcialidade e o seu filtro dissimulado, aplicado nas publicações, transformam-no em mais uma mídia manipulada e manipulável.

Todos publicam, porém os textos que não querem que leiam no CMI são escondidos. Ao invés de impedir a publicação, a censura do CMI impede a visualização.


Leonildo Correa
Instituto OCW Br@sil -- http://www.ocwbrasil.org/
Meu Site: http://xoomer.alice.it/direitousp/
Meu blog: http://leonildoc.blogspot.com/

----------------------------
Mais um texto censura e escondido no CMI:

http://prod.midiaindependente.org/es/blue/2007/10/397245.shtml