sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Publicidade do bem


Há uma falta, ou são raridades, as publicidades, nos meios de comunicação, que promovem o bem, a paz, a justiça, o respeito pelos direitos, a disseminação do amor, etc.


Publicidades que ensinem, façam as pessoas pensarem, refletirem. Tem algumas, por exemplo, aquela da "... se as cabeças fossem quadradas", outras do governo, porém, considerando que as TVs de canal aberto são concessões públicas, está faltando ações que beneficiem a coletividade.


Lembro que na Colômbia havia um modelo de publicidade do bem do apostolado da oração. Essa publicidade dizia: Colômbia ora mais. Era um texto muito interessante. Passava no canal caracol.


Isso também pode existir no Brasil. Tipo: Brasil ora mais; Faça o bem; Não seja maligno; etc.


A finalidade é promover ideologicamente o bem e a pacificação social nas consciências humanas.
Hoje as publicidades midiáticas, em sua maioria, servem para vender produtos e serviços, mostrando o produto e o preço. E o resto ?


Mais importante do que uma sociedade mercadológica é uma sociedade pacificada; uma sociedade que promove o bem, a justiça e a paz. Essas campanhas publicitárias reduzirão de forma drástica os conflitos, as violências e os gastos com saúde, etc. Campanhas que visam a erradicação do mal, das perversidades, etc, é de interesse de todos.


Como pode existir uma sociedade com essas características se elas não são promovidas pelos meios de comunicação.


São raras as campanhas publicitárias com conteúdos que promovem o bem, a justiça e a paz, que evidenciam o prejuízo social e humano das condutas criminosas, anti-éticas e imorais.


Nesse contexto, campanhas publicitárias com conteúdos humanísticos e espirituais devem fazer parte da programação dos canais de TV, rádio e internet, principalmente considerando que são concessões públicas (a atmosfera onde a freqüência se movimenta e a freqüência eletromagnética) acessadas por grande parte da população, etc.


Ex.: Brasil mais eficiência e menos burocracia.
Brasil mais inteligência e menos hipocrisia.
Brasil ora mais.
Brasil mais conteúdo e menos banalidades.
Brasil mais verdade e menos golpe.

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