quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

LINE: LIGA DOS NERDS
Estou cogitando a criação, como um departamento do Instituto OCW Br@sil, da LINE: Liga dos Nerds. Acho que chegou a hora de reunir a inteligência Nerd contra as mentalidades do século passado. Reunir esta inteligência com a finalidade de impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Mais do que isso: nós queremos alguns prêmios Nobel. E quem quer prêmio Nobel tem que parar de repetir o que os outros fazem e começar a pensar e a criar coisas novas.

Um pequeno detalhe: hackers e crackers também são Nerds, portanto, também poderão integrar a Liga.

Certamente, isso não significa, necessariamente, que temos que começar do zero, ou seja, inventando a roda. Significa que temos que dar um passo, dezenas de passos ou milhares de passos na frente de onde alguém já chegou. Refazer a coisa para chegar no mesmo lugar, é burrice. É estupidez. É perda de tempo. Resumindo, é um trabalho que serve para nada.

Se você acessar o site de algumas Universidades Americanas (Harvard, Yale, Princeton, etc), você vai perceber uma grande diferença entre elas e nós. A diferença não está na tecnologia, não está nos departamentos, não está em número de alunos ou na qualidade dos professores. Tudo o que tem lá, tem aqui, menos uma coisa. Lá eles estão estudando coisas que estão acontecendo neste exato momento, soluções para os problemas de agora. Estão criando teorias, desenvolvendo idéias e tecnologias que modelam a atualidade.

E nós, o que estamos fazendo ? Estudando coisas do século passado e traduzindo as teorias que os americanos criaram na década de 50 ou há 20 anos atrás. Isto é um absurdo. Temos que parar de repetir e começar a criar, começar a pensar o mundo a partir da nossa realidade e não da realidade dos outros. Precisamos explicar as coisas com as nossas teorias e não com as teorias dos outros.

Certamente, podemos reinterpretá-los e atualizá-los para a atualidade ou para a nossa realidade, mas nem isto estamos conseguindo fazer adequadamente.

Além disso, temos que eliminar, apagar, acabar com as barreiras para a criação e para a inovação. Quem tem idéias para o presente e para o futuro não está ligado no passado. Quem pensa matematicamente, pode ser completamente analfabeto em literatura, história, geografia, etc. Logo, precisamos eliminar as barreiras idiotas que avaliam uma mente criativa nas áreas de matemática ou física, usando questões de história, geografia, etc.

Por isso, eu cogito criar a LINE: Liga dos Nerds para, justamente, romper essas barreiras, reunir mentes criativas e pessoas superdotadas dispostas a desenvolver pesquisas, teorias, idéias e tecnologias de última geração, ou seja, criar coisas que não existem. Penso em fazer isto como um departamento do Instituto OCW Br@sil para facilitar a captação de recursos, a publicação dos trabalhos e o patenteamento das tecnologias, não em prol do Instituto, mas da coletividade, dos pesquisadores e da continuidade das pesquisas.

Além disso, o Instituto OCW Br@sil terá um fecunda área de Pesquisa e Desenvolvimento em alta tecnologia e coisas do futuro. Vamos precisar, principalmente, de programadores e pensadores para o Sistema de Ensino Público via Internet, assim como para os projetos de migração de todos os serviços públicos para a web. Certamente, não fica de fora a Democracia Direta.

Inclusive, eu tenho uma infinidade de idéias na cabeça que necessitam de bons programadores para concretizá-las. Isto também constitui um bom desafio para os Nerds da computação. Idéias altamente explosivas.

Hoje, nas Universidades Públicas estamos presos a mentalidades do século passado, a protocolos, burocracia, hierarquia, falta de recursos, falta de incentivo, etc. Sem contar, a inveja, as humilhações, as exclusões, etc, que atingem as mentes criativas. Mas não só isto, existem uma infinidade de superdotados que não conseguem entrar na Universidade. Não entram porque são geniais em matemática, mas burros em humanas e redação. Logo, são excluídos no vestibular.

Enfim, a LINE: Liga dos Nerds será uma porta aberta para os superdotados de todas as idades, para suas idéias, teorias e invenções. Abriremos uma porta para dar conhecimento e oportunidades para todas as mentes criativas.

Eu penso que esta Liga de Nerds dará mais resultados concretos do que o Ministério do Mangabeira, pois a nossa meta é buscar e desenvolver soluções inteligentes rápidas e não ficar enrolando, enrolando, enrolando e enrolando o tempo todo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário