quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Como neutralizar o bispo ?
A coisa está preta. Para todo lugar que viro, lá está o bispo, fechando a diagonal, impedindo a evolução e o desenvolvimento. E o bispo entrou num ponto estratégico. Ele sozinho está segurando tudo. A questão que surge é: como neutralizar o bispo e fazer o negócio avançar. Será que o bispo tem razão ?

Estou mirando para ver se tem algo mais forte do que o bispo por perto. Não vejo nada. Nenhuma torre. Nenhum cavalo. A rainha está presa. E o rei muito longe. Será que um peão poderia fazer sua eminência se mover ? Acho que pode...Mas o peão só come na diagonal. Mesmo assim, podemos usar um peão para o ataque, desde que ele tenha cobertura. Tem cavalo nas proximidades ? Algum outro bispo disposto a colaborar ?

Enfim, é um jogo difícil. Certamente, precisamos ouvir o bispo e ver se ele tem razão, ou seja, se seus argumentos são lógicos e procedentes. Se forem, devemos considerar e ouvir, pois naquela região do nordeste a fome e a sede são negócios valiosos, pois garantem a dominação e o controle dos mais pobres. Esta dominação e este controle podem ser feito tanto pelos coronéis, quanto pela Igreja...

Esta região do nordeste é controlada pela turma do Renan ? Se for, é preciso redobrar a atenção e ver se a transposição do Rio está beneficiando só as fazendas dos políticos corruptos. Se estiver, a dominação será aumentada e não vai mudar nada na região. Apenas irá ampliar o poder dos coronéis da região que terão um Rio maior para controlar, mandar e vender a água...

Por isso, temos que ver de que lado está a dominação e o controle e se o desenvolvimento que será implantado irá romper esta dominação e este controle ou se irá intensificá-los. Mas como neutralizar o bispo ?

Eu arranjaria um outro bispo. Um faz jejum para parar a transposição e outro faz jejum para continuar a transposição. Logo, bispo com bispo se anulam... Esta é uma boa jogada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário