sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

As ONGs e as campanhas precisam ser investigadas
Eu concordo plenamente com a investigação das ONGs, de todas as ONGs, começando pelas mais grandes. Por exemplo, Fundação Roberto Marinho, Fundação Banco do Brasil, Fundação Bradesco, etc. Tem que passar um pente fino em tudo, em todos os gastos, em todas as campanhas.

Por exemplo, a tal Campanha Criança Esperança arrecada milhões e milhões todo ano. Para onde vai este dinheiro ? Está sendo aplicado em projetos sociais ou é tudo mentira e estão desviando até o talo. Monstram meia dúzia de criança em um abrigo, um jovem que agora está fazendo esporte e diz que aquilo é projeto financiado pelo Criança Esperança. Projetos que somados não chegam a R$ 100.000,00. E o resto do dinheiro, os milhões, para onde estão indo. Cadê o resultado concreto ?

Tem gente que usa crianças para pedir nos faróis das grandes cidades. Outras pessoas usam crianças para pedir na TV. Em ambos os casos as crianças são usadas. O dinheiro arrecadado é embolsado pelos larápios. As crianças ? Ganham balas e pirulitos... Os larápios ganham os milhões.

Usar o nome do UNICEF ou de outras organizações não é sinônimo de lisura e nem garantia de destinação correta dos recursos. Eu acho que a CPI das ONGs tem que ir fundo nestas campanhas, pois mais de 50% dos recursos arrecadados, usando a boa-fé e a ingenuidade das pessoas, estão sendo desviados e embolsados pelos organizadores desses eventos.

Também tem que investigar o tal Sistema S. As receitas arrecadadas pelas contribuições ao Sistema S são repassadas a entidades, na maior parte de direito privado, que devem aplicá-las conforme previsto na respectiva lei de instituição. Não estão aplicando, ou então estão aplicando muito mal o dinheiro. Não vemos resultados concretos. A arrecadação aumenta ano a ano e os projetos do sistema S continuam os mesmos de 10 anos atrás. Tem que fazer a mesma coisa: pente fino emtudo, em todas as contas dos últimos 20 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário