Organização responsável:
1. Instituto OCW Br@sil – criado por alunos desta Universidade de São Paulo e moradores do CRUSP.
Descrição do Projeto OCW-USP:
1. Projeto de democratização do conhecimento e socialização dos saberes produzidos, retidos e transmitidos na Universidade de São Paulo, iniciando pelos cursos de licenciatura e Direito.
2. Publicação e disponibilização, via internet, dos materiais acadêmicos dos cursos ministrados na USP para qualquer usuário do mundo de forma gratuita (open and free).
3. Não tem por finalidade ministrar cursos a distância, mas publicar/disponibilizar os materiais dos cursos presenciais. Não será emitida nenhuma espécie de diploma.
Justificativa do Projeto OCW-USP:
1. O sucesso do MIT na implementação do Projeto OpenCourseWare (MIT OCW - vide http://ocw.mit.edu/index.html) que busca promover a educação facilitando o acesso a seus materiais acadêmicos pela internet e World Wide Web.
2. O crescente movimento mundial (OCW Movement - vide http://www.ocwconsortium.org) de democratização do conhecimento e/ou socialização dos saberes do qual o Brasil não faz parte, assim como nenhuma universidade pública brasileira.
3. O Brasil é um país continental com elevadas desigualdades regionais e concentração das melhores Universidades Públicas na região sudeste. Assim, a publicação/disponibilização dos materiais dessas Universidades ocasionará um grande impacto no ensino universitário das regiões longínquas.
4. A criação do ProUni ocasionou um aumento vertiginoso do número de estudantes universitários no país. Contudo, a maioria dos cursos particulares não são de devida qualidade e os estudantes que fazem esses cursos precisam ter acesso a materiais para complementar a sua formação e eliminar as deficiências que possuem.
5. Falta de bibliotecas e de materiais de qualidade nas universidades particulares, assim como impossibilidade dos alunos de baixa renda de adquirirem livros e demais materiais utilizados nas disciplinas universitárias.
6. A necessidade de materiais didáticos para reciclagem e atualização de profissionais formados e que estão no mercado de trabalho. Assim, a publicação/disponibilização de materiais, pelo projeto OCW-USP, permitirá uma atualização constante e sem nenhum custo para esses profissionais, principalmente professores, advogados, engenheiros, etc.
7. O cenário favorável criado pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e o crescimento vertiginoso da internet, assim como os diversos incentivos do governo federal na área de inclusão digital e educação a distância, tais como o "domínio público" e o E-proinfo, etc.
8. Grande quantidade de material disponível na internet, inseridos atores das universidades públicas (Professores, Alunos, etc), porém dispersos e de difícil localização pelos interessados.
9. Os esforços institucionais atuais para a divulgação do conhecimento na internet têm se concentrado nas áreas de pesquisa e não na área de ensino de graduação.
10. O Brasil é o país onde os internautas ficam mais tempo na internet. E o uso da Web se concentra para educação e aprendizagem. Portanto, é fundamental a existência de conteúdos didáticos relevantes, confiáveis, organizados e de fácil acesso.
11. A publicação/disponibilização de cursos completos de Universidades Públicas de ponta permitirá que pessoas autodidatas ou interessadas acessem, estudem e desenvolvam novas idéias, produtos e serviços sem serem condicionadas aos mecanismos e metodologias das universidades.
12. O alinhamento do projeto OCW-USP às políticas de inclusão social (INCLUSP) e digital desenvolvidas pela USP.
Objetivos gerais do projeto OCW-USP:
1. Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica, redução das desigualdades, geração de riquezas para o país e criação de oportunidades para as pessoas.
2. Aumentar a interação Universidade x Sociedade, tornando efetivo e direto o retorno social dos investimentos coletivos feitos nessa instituição, bem como ampliando ilimitadamente a extensão universitária.
3. Impulsionar mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação do conhecimento;
4. Contribuir na formação dos cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
5. Evidenciar o compromisso com a educação superior mais democrática e menos excludente.
Objetivos específicos do Projeto OCW-USP:
1. Primeira fase: reunião de materiais escritos e disponíveis na internet utilizados nos cursos de graduação;
2. Segunda fase: captar novos materiais (textos e áudio) diretamente em sala de aula;
3. Terceira fase: ampliação da segunda fase e captação de video das aulas ministradas;
4. Quarta fase: transmissão em tempo real, para internet, de todas as aulas ministradas na Universidade de São Paulo.
É válido ressaltar que este texto constitui apenas um prospecto do projeto OCW-USP, ou seja, todo o detalhamento metodológico, tecnológico e orçamentário integra o projeto completo que será apresentado em uma reunião específica a ser marcada pelos administradores da Universidade de São Paulo.
--------------------------FIM--------------------------
Atenção: Outras Universidades Brasileiras tentaram implementar projetos OCW, porém elas não conseguiram, ou seja, os projetos não saíram do papel e se saíram constituem apenas esqueletos de sites na internet, sem nenhum conteúdo relevante. Basta acessar os sites de tais Universidades para ver que não obtiveram sucesso na empreitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário