quinta-feira, 9 de março de 2006

Democracia dos EUA é jogo para os ricos, diz China
Prisioneiros chineses
Atitude chinesa a direitos humanos costuma ser muito criticada nos EUA
A China rebateu as críticas feitas pelos Estados Unidos em relação aos direitos humanos no país, em um relatório divulgado pelo governo chinês nesta quinta-feira.

"Como em anos anteriores, o Departamento de Estado americano criticou a maneira como 190 países lidam com os direitos humanos, mas se silenciou sobre a situação dentro dos Estados Unidos", disse o relatório.

"Os Estados Unidos sempre se proclamam como modelo de democracia e impõem este modelo para o resto do mundo mas, na verdade, a 'democracia’ americana é sempre algo para os poderosos e um ‘jogo para os ricos'."

O relatório chinês listou "uma variedade de casos para mostrar as sérias violações dos direitos humanos, tanto dentro como fora dos Estados Unidos".

Guantánamo

No dia anterior, o relatório anual do Departamento de Estado americano disse que a situação dos direitos humanos na China "continua ruim".

Ele acusa o governo chinês de "abusos graves" e diz que vem sendo notado um na China "aumento das detenções daqueles que são considerados como uma ameaça pelo governo".

A repressão violenta de manifestações públicas e a censura à internet na China também foram citadas pelo governo americano.

O relatório anual americano, no entanto, não menciona casos que vêm gerando críticas aos Estados Unidos em todo o mundo, como o abuso de prisioneiros sob custódia americana no Iraque, Afeganistão e no centro de detenção da Baía de Guantánamo, em Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário