BBC-Brasil - 17 de fevereiro, 2006 - 17h56 GMT
O cérebro consciente lida melhor com decisões mais simples |
A justificativa é que, ao tirar uma soneca ou ocupar a mente com uma outra questão, o inconsciente é capaz de analisar melhor as opções oferecidas.
O estudo, que foi publicado na revista especializada Science, diz que as pessoas só conseguem focar em um número limitado de informação.
O cérebro consciente deve ser usado para questões simples, como escolher entre toalhas e xampus, sugere a pesquisa.
Método
Entre os experimentos realizados, os cientistas da Universidade de Amsterdã dividiram os participantes em dois grupos: um tinha quatro minutos para escolher um carro, levando em consideração quatro fatores, como o consumo de combustível, e o outro tinha que fazer uma série de quebra-cabeças antes de tomar tal decisão.
O primeiro grupo, o "consciente", conseguiu escolher o melhor carro em 55% do tempo, enquanto que o grupo "inconsciente" fez a sua escolha em 40% do tempo.
Quando o experimento se tornou mais complexo, com 12 fatores a serem analisados, o índice de sucesso do grupo "consciente" caiu para 23% enquanto que o grupo "inconsciente" subiu para 60%.
"A mensagem é que, quando você precisa tomar uma decisão, o primeiro passo é pegar todas as informações necessárias para realizar tal escolha", disse o diretor do estudo, Dr Ap Dijksterhuis.
"Uma vez que você tiver essa informação, você precisa decidir e isso é feito da melhor maneira com o pensamento consciente para decisões simples e inconsciente quando a decisão é mais complexa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário