quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A dominação, a opressão e a exclusão dos ricos contra os pobres

Repetidamente tenho atacado a dominação, a opressão e a exclusão dos ricos contra os pobres. As desigualdades sociais não são naturais. São culturais... Mais do que isso, são intencionais. A pobreza, a miséria, a desgraça da maioria é a fonte de riqueza, fonte de poder e de lucros de uma minoria.

No mundo há espaço para todos, porém os ricos e poderosos, uma minoria, com suas empresas e multinacionais estão tomando conta de tudo, monopolizando tudo, poluindo tudo, destruindo o meio-ambiente e contaminando o solo, ou seja, destruindo a casa e a fonte de alimentos das próximas gerações...

Nas palavras de Ray Anderson (Presidente da Interface): no Documentário "The Corporation": "Nós estamos deixando uma herança de veneno e destruição do ambiente para os netos de nossos netos, gerações que ainda não nasceram. Algumas pessoas chamam isto de tirania das gerações, uma forma de taxa sem representação deixada por nós para as gerações que virão. Isto é uma coisa errada para se fazer (...)." (Texto completo)

Um mundo sustentável não significa apenas meio-ambiente preservado, mas acima de tudo equilíbrio social, ou seja, desigualdades sociais mínimas... Portanto, não se trata apenas de salvar o meio-ambiente, mas acima de tudo de salvar o homem contra os excessos (dominação, opressão, exclusão) do próprio homem...

Inclusive, é interessante observar, que há um texto na Bíblia sobre isso. Ezequiel 34: 17-24. Que diz:

"E quanto a vós, minhas ovelhas, assim disse o Soberano Senhor Jeová: "Eis que julgo entre ovídeo e ovídeo, entre os carneiros e os cabritos. É algo de somenos importância para vós apascentardes a vós mesmos no melhor dos pastos, mas pisardes o resto dos vossos pastos com os vossos pés, e beberdes água pura, mas sujardes a que sobra, batendo com os vossos próprios pés ? E quanto às minhas ovelhas, devem elas pastar no pasto pisado pelos vossos pés e devem elas beber a água tornada suja pelo bater de vossos pés ?"

Portanto, assim lhes disse o Soberano Senhor Jeová: "Eis aqui estou, eu mesmo, e hei de julgar entre ovídeo gordo e o ovídeo magro, visto que continuastes a empurrar com o lado e com o ombro, e visto que continuastes a marrar com os vossos chifres a todas as adoentadas até que as tínheis espalhado para fora.

E eu vou salvar as minhas ovelhas e elas não mais se tornarão algo a ser saqueado; e vou julgar entre ovídeo e ovídeo.

E vou suscitar sobre elas um só pastor e ele terá de apascentá-las, sim, meu servo Davi. Ele mesmo as apascentará e ele mesmo se tornará um pastor. E eu mesmo, Jeová, me tornarei seu Deus, e meu servo Davi, maioral no meio delas. Eu, Jeová, é que falei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário