sexta-feira, 4 de julho de 2008

A pane na Telefônica...
A pane na Telefônica foi um aviso importante e deve ser tratada como questão de segurança nacional. Esta pane mostrou que as redes de comunicação no Brasil, inclusive as redes do governo, podem ser atacadas e tiradas fora do ar, ou seja, mostrou que existem pontos críticos completamente desprotegidos e, pior, completamente ignorados por todos...

Esta é uma informação valiosíssimas, pois uma seqüênciade ataques diretos, nos roteadores e servidores das empresas telefônicas, pelo visto, podem tirar o Brasil do ar. Além disso, não há necessidade de muitos neurônios para se identificar onde estão estes pontos críticos e como atacá-los.

Contudo, esta fraqueza não está somente nas redes de comunicação. Existem também nas redes de energia, nas plataformas de petróleo e nas sedes das administrações públicas, tribunais, etc. Sistemas vitais para o funcionamento do país estão completamente descobertos e desprotegidos.

Inclusive, eu já fiz um levantamento de alguns pontos fracos, fraquíssimos, da estrutura estatal. Pontos que se atacados podem tirar o governo do ar... Conhecer estes pontos é sempre bom, pois é sempre preciso ter uma carta na manga.

Eu também fico com um pé atrás na questão de ter redes do governo dependentes de empresas estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário