quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lojas Virtuais
"Lojas" no sentido genérico, ou seja, pode ser um mercado, uma venda, uma feira, etc.

A idéia é aplicar os mesmos ambientes de simulação, ou salas virtuais, também nas telas de computador. Assim, por exemplo, ao invés da pessoa ir até o estabelecimento comercial, o estabelecimento estará completo na internet. E a pessoa, por meio da sala virtual, pode caminhar pelos corredores do estabelecimento, vendo os produtos nas prateleiras virtuais, como se estivesse na loja real.

Assim, a pessoa pode ver os produtos, ler rótulos, escolher qual vai querer. Em seguida põem o produto nas cesta virtual, passa pelo caixa virtual e conclui a compra. Aí é só esperar para receber o produto ser entregue em sua residência.

Assim, a sala da pessoa, onde está instalado o sistema instalado, se transforma no ambiente de um estabelecimento comercial. Pode ser uma loja, um shopping, ou uma rua inteira de lojas e shopping.

A idéia é fazer, na prática, uma tecnologia que permita ao usuário viajar na realidade 3D, como no filme "Matrix" onde Neo e Trinit escolhem armas em prateleiras, ou seja, as prateleiras de armas vem até eles. Certamente, aqui não se trata de prateleiras com armas, mas de produtos comuns - alimentação, vestuários, medicamentos, livros, etc.

Da sala da casa da pessoa, ela escolhe os produtos que deseja, e recebe a entrega mais tarde, via serviço delivery.

Certamente, deve-se desenvolver um sistema que contenha as prateleiras virtuais, ou seja, que gere as imagens tridimensionais das prateleiras. Em seguida, nesse sistema, cada loja personaliza com suas marcas e produtos. Cada produto, com imagens tridimensionais, é acoplado nas prateleiras virtuais, permitindo que o usuário que acessou o sistema possa manipulá-lo, vendo todas as suas faces.

Dessa forma, uma vez construído o sistema de prateleiras, a preocupação será apenas em fotografar e acoplar quaisquer tipos de produtos. Servindo, o mesmo sistema de prateleiras, para todos os tipos de produtos: livros, vestuários, móveis, etc.

Certamente, deve-se ter especificado com clareza a qualidade dos produtos e o pagamento deve ser feito via moeda eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário