quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ambientes de Simulação
A idéia central aqui é a construção de ambientes que simulem realidades, ou seja, construção de ambientes onde a pessoa vê imagens tridimensionais ao seu redor, sem precisar usar óculos especiais.

Em outras palavras, é a construção de dispositivos que instalados em uma sala permita ao usuário carregar a realidade (cenas, imagens, etc) que quer.

Uma tecnologia parecida há no filme "Star Trek", onde os personagens entrem nesta sala e visitam o ambiente escolhido. Pode ser um bar, uma rua ou uma floresta, etc.

Para concretizar essa idéia, basta desenvolver um pouco mais as tecnologias 3D ou realidade virtual. Assim, é possível implantar essas tecnologias nas residências comuns, escolas, etc. Isso constitui uma simplificação das tecnologias avançadas para a vida comum, fazendo evoluir radicalmente toda a indústria do entretenimento, do trabalho e das imagens.

O ponto essencial é substituir os telões ou modelos bidimensionais por ambientes tridimensionais.

Dessa forma, a pessoa, sem sair de sua sala, pode ser transportada para realidades completamente diferente daquela em que habita.

A construção dessa tecnologia é importante principalmente por causa da disseminação do trabalho a distância, ou seja, torna possível construir, por exemplo, escritórios virtuais onde uma pessoa trabalha, de sua residência, ao lado da imagem dos outros funcionários, porém, cada um deles está na própria residência.

Da mesma forma é possível carregar o ambiente de um ônibus, onde o usuário é o motorista. Logo, a partir desse ambiente a pessoa pode dirigir um ônibus numa grande cidade ou uma máquina agrícola no campo. Basta que esse ambiente carregue em tempo real, para a pessoa, as imagens que ela veria estando dentro do ônibus real.

Essa mesma tecnologia promoverá um avanço significativo nos meios de entretenimento, uma vez que a pessoa pode carregar, nesse ambiente de simulação, uma caminhada pela floresta Amazônica, ou pelas ruas de Paris, Londres, etc, sem sair de casa.

Considerando a versatilidade da tecnologia, esses ambientes podem ser carregados com as correções das últimas horas. Por exemplo, a pessoa escolhe caminhar por uma rua determinada. Esse ambiente é carregado com os dados das últimas horas, ou em tempo real, daquela rua, etc.

Além disso, outra aplicação importante é a simulação de histórias, etc. A pessoa carrega um personagem e entra no simulador vestindo-o. Dessa forma, ela pode interagir com os demais personagens que estão gravados no sistema.

É válido assinalar que essa tecnologia não consiste em usar óculos especiais ou coisas parecidas. Mas sim em transformar o ambiente ao redor da pessoa com imagens tridimensionais previamente escolhidas.

Para interagir com as imagens basta que exista um localizador de posições que cruze os gestos da pessoa com a imagem que está aparecendo naquela posição.

Essa tecnologia substituirá as "Tvs" que mostram imagens bidimensionais. Assim, ao invés da pessoa ver os personagens numa tela. Os personagens estarão ao redor da pessoa. O telespectador estará dentro dos programas, carregados no ambiente de simulação, como pessoa invisível, vendo tudo o que acontece, etc.

Como foi dito, essa tecnologia facilitará a disseminação do trabalho a distância, uma vez que facilita a construção de ambientes de trabalho a distância. Logo, de dentro desse sistema, a pessoa pode enviar comandos para máquinas e equipamentos que estão em outro local. Assim pode-se simular a cabine de um trator, um ônibus, um caminhão, etc, onde a pessoa vê, em tempo real, o movimento que a máquina está fazendo em outro local, como se a própria pessoa estivesse lá.

Nesse mesmo sistema é possível simular uma sala de reuniões, um escritório de trabalho coletivo, conferências, assembléias, salas de aula, templos religiosos, etc. E um usuário, da sala de sua casa, vê e interage com os demais usuários do sistema. Tudo sendo feito com imagens de três dimensões.

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