quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Não modifiquei, apenas especifiquei
No Livro I - Deus é Energia Consciente, da Obra Metafísica da Consciência, ampliei os pontos que tratam das diferenças entre homem, espírito e Deus. Não houve modificação de sentido, apenas específicação. Inclusive, tenho dito repetidamente que a obra não está terminada e alguns pontos devem ser melhor explicados.

A especificação acima derivou da observação de que um espírito, apesar de ser um ser energético, composto só de energia, ele não é feito integralmente de Energia Consciente. Energia Consciente, observando o homem, é o pensamento. Pensamento é uma centelha de Energia Consciente, uma centelha de Deus, que há no homem.

Um espírito não é feito integralmente de Energia Consciente. Outras energias fazem parte da constituição de um espírito. Por isso, um espírito não tem o mesmo poder e nem tem a mesma perfeição de Deus. Por isso um espírito está em uma hierarquia inferior, abaixo de Deus. Deus é único em perfeição e poder.

Consequência lógica: um espírito pode pecar, pode praticar o bem ou mal. Exemplo bíblico: Ezequiel 28:12-19, Querubin ungido peca, ou seja, a queda de Lúcifer.

------------
Ezequiel 28:12-19
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário